Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a importância do sono

17 de Março 2022

Neste Dia Mundial do Sono, que se assinala a 18 de março, sob o mote “Sono de hoje, bem-estar de amanhã”, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta para as funções essenciais do sono para a saúde.

“O sono é essencial para o bem-estar físico, mas também mental. As pessoas que dormem pouco ou mal ficam mais irritáveis e sentem fadiga ao longo do dia, ficam mais lentificadas e menos aptas a tomarem decisões, mas também mais tristes e ansiosas. Há uma relação entre a depressão e a ansiedade e os problemas com o sono – as pessoas com depressão e/ou ansiedade têm dificuldade em dormir bem, mas as pessoas que dormem mal também têm maior risco de desenvolver estas doenças”, referem Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira, da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP.

Nos casos em que o sono não é reparador, ou em que há paragens respiratórias durante a noite, é importante recorrer ao médico. A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio respiratório que se carateriza por paragens respiratórias durante o sono e que, além de se associar a riscos cardiovasculares, é responsável por problemas no bem-estar e humor dos doentes. “As pessoas com apneia do sono ressonam e podem ter paragens presenciadas pelo parceiro”, “o que tem impacto na vida conjugal”, e “acordam cansadas, com dor de cabeça, mais sonolentas ou mesmo irritáveis”, explicam as médicas pneumologistas.

Segundo as especialistas, existem vários tratamentos, por isso “é essencial procurar ajuda médica”.

A SPP, em parceria com a APMGF – Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e o GRESP – Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF, vai realizar ações de sensibilização dirigidas aos especialistas em Medicina Geral e Familiar. Numa dessas ações, 20 pneumologistas vão visitar 20 unidades de cuidados de saúde primários e distribuir materiais de informação sobre a importância do sono e as medidas de boa higiene do sono. Um desses materiais é um GUIA com recomendações para uma boa higiene do sono.

A regulação da função do sistema imunitário, a consolidação da memória e das aprendizagens e o controlo metabólico e do apetite são alguns dos processos essenciais à saúde que ocorrem durante o sono.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights