ACNUR precisa de mil milhões de euros para apoiar 2,3 milhões de refugiados do Sudão do Sul

18 de Março 2022

O ACNUR precisa de 1,2 mil milhões de dólares (1,09 mil milhões de euros) para assistir 2,3 milhões de refugiados do Sudão do Sul, a maior crise desta natureza em África, noticiou esta sexta-feira a agência da ONU.

“Após quase uma década de conflito e apesar dos esforços para a implementação do acordo de paz, o Sudão do Sul continua a lutar com violência esporádica, insegurança alimentar crónica e o impacto devastador das grandes inundações”, sublinha-se num comunicado conjunto da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e de 102 organizações humanitárias e de ajuda ao desenvolvimento parceiras.

“A pandemia de covid-19 também tem exercido pressão sobre os recursos das populações, reduzindo significativamente a capacidade de satisfazerem as suas necessidades de forma sustentável”, prossegue-se no texto.

Os países de asilo, nomeadamente comunidades na República Democrática do Congo (RDCongo), Etiópia, Quénia, Sudão, e Uganda, por outro, enfrentam desafios semelhantes quer relativos à crise climática e como à pandemia, “mas têm continuado a manter as suas portas abertas aos refugiados”, sublinha o ACNUR.

“O financiamento é urgentemente necessário para ajudar estes países de acolhimento a fornecer alimentação, abrigo e acesso a serviços essenciais, tais como educação e cuidados de saúde”, explicam os signatários do apelo aos doadores internacionais.

“Os governos dos cinco países de asilo serão apoiados nos seus esforços para integrar os refugiados do Sudão do Sul nos sistemas nacionais de prestação de serviços sociais”, comprometem-se o ACNUR e as organizações parceiras.

“Os refugiados e as comunidades locais receberão ajuda para aumentar a sua resiliência, identificando e diversificando as oportunidades de vida. Isto é vital num contexto de subfinanciamento crónico do fornecimento de alimentos, o que continua a resultar em cortes regulares nas rações”, acrescenta-se no comunicado.

A crise dos refugiados do Sudão do Sul continua a ser a maior no continente africano. Foi também uma das menos financiadas em 2021, com apenas 21% das necessidades cobertas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights