Cabo Verde assinala um ano de vacinação com desafio cumprido

18 de Março 2022

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta sexta-feira que o país cumpriu e esteve “à altura” no desafio da vacinação contra a Covid-19, administrando as duas doses a 73,5% da população adulta num ano.

“Havia muitas reticências e desconfiança de que pudéssemos estar à altura para fazer este bom combate e os resultados estão a demonstrar que sim, conseguimos”, afirmou Ulisses Correia e Silva, em Assomada, interior da ilha de Santiago, na apresentação da situação da vacinação contra a Covid-19, que arrancou em 18 de março de 2021 em Cabo Verde.

Segundo os objetivos traçados na altura, Cabo Verde deveria assegurar a vacinação de pelo menos 70% da população elegível até final de 2021, começando por grupos prioritários.

Até ao momento, segundo dados oficiais, Cabo Verde vacinou 272.152 adultos com as duas doses da vacina contra a Covid-19, equivalente a 73,5% da população elegível, e 317.087 adultos com pelo menos a primeira dose (85,6%).

“Através dos esforços do país na mobilização das vacinas através do mecanismo Covax e de ofertas de outros países, Cabo Verde mobilizou 1.045.840 doses de vacinas”, da AstraZeneca, Pfizer, Sinopharm e Moderna, refere ainda o Governo, no balanço do primeiro ano de vacinação no país.

Para Ulisses Correia e Silva, foi possível fazer “ao embate extremamente forte” da pandemia, através da vacinação, embora observando que as taxas de vacinação no norte da ilha de Santiago, a mais populosa do país, continuam abaixo da média nacional.

“Assinalar um ano da vacinação é assinalar o sucesso de Cabo Verde e também o reforçar da ação para podermos estar cada vez mais protegidos”, apelou o chefe do Governo, ao mesmo tempo que reconheceu o papel dos profissionais de saúde nestes dois anos de pandemia no arquipélago.

Até 06 de março, o país tinha utilizado 684.278 (65,4%) das vacinas recebidas, 45.056 dos adolescentes, dos 12 aos 17 anos, equivalente a 76,1% da população estimada nessa faixa etária, já tinham recebido uma dose e 36.258 (61,2%) estavam complemente vacinados.

A nível nacional, em relação a doses de reforço, segundo o último boletim disponibilizado pela Direção Nacional de Saúde, já tinham sido aplicadas 47.391 doses em adultos (12,8%).

Cabo Verde contabiliza um total de 55. 917 casos de Covid-19 desde 20 de março de 2020, que provocaram 401 óbitos associados à doença, o último dos quais há praticamente um mês.

Com 11 casos ativos atualmente – contra os mais de 7.000 em janeiro último, no pico da pandemia -, Cabo Verde apresenta uma taxa de positividade de 0,5% nos testes realizados nas duas últimas semanas e a taxa de incidência acumulada caiu para apenas quatro por 100 mil habitantes, com uma taxa de letalidade global de 0,7 % e um Rt de 0,62, segundo os dados da Direção Nacional de Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights