Investigador que descobriu os ciclos circadianos vem a Portugal debater ‘O Mistério do Tempo’

21 de Março 2022

O investigador norte-americano Joseph Takahashi é um dos oradores do 13.º Simpósio Aquém e Além do Cérebro, promovido pela Fundação BIAL, que vai decorrer em formato híbrido entre 6 e 9 de abril.

Dedicado ao tema ‘O Mistério do Tempo’, o simpósio vai reunir neurocientistas, físicos e psicólogos para debater um dos aspetos mais enigmáticos da existência: a dimensão do tempo. O evento decorrerá na Casa do Médico, no Porto, mas os interessados também podem participar online.

Para o neurocientista Rui Costa, membro da comissão organizadora, o tempo “é um dos temas mais fundamentais e misteriosos para a humanidade”. “O tempo liga os momentos que vivemos, forma a narrativa da vida, faz-nos mudar e envelhecer. Percebemos o tempo de forma diferente quando estamos entusiasmados ou aborrecidos, e ao nível da física o tempo pode andar para a frente ou para trás. Todas estas dimensões vão ser discutidas no simpósio”, acrescentou.  

Joseph Takahashi, neurobiologista e geneticista da Universidade do Texas, liderou a equipa que descobriu, na década de 90, a base genética dos ciclos circadianos dos mamíferos e o chamado gene do relógio.

O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é o período de 24 horas em que o relógio biológico interno dos seres vivos, animais e plantas mantém as atividades e funções biológicas do corpo. No caso dos mamíferos, os ciclos circadianos influenciam a digestão, o sono e a renovação celular, entre outras funções.

O conhecimento do ciclo circadiano permite-nos perceber, por exemplo, quais os momentos mais favoráveis para estarmos atentos, empreendermos esforços físicos, otimizarmos a nossa habilidade de coordenação ou reagirmos mais rapidamente.

Na sua intervenção no Simpósio Aquém e Além do Cérebro, Joseph Takahashi vai explorar a forma como os organismos se adaptam à passagem do tempo e como isso afeta o organismo e até a perceção do tempo. O investigador vai ainda abordar a questão do metabolismo, demonstrando como o momento do consumo dos nutrientes é crítico e como restringir o momento da alimentação pode trazer benefícios à saúde, sendo um fator crítico para aumentar a longevidade.

As descobertas de Joseph Takahashi “revelaram os mecanismos que nos fazem viver e perceber o ritmo diário como tal. Estes mecanismos explicam porque os nossos organismos estão em estados diferentes de manhã, à tarde ou à noite, e determinam quando comemos e quando dormimos. E também explicam as variações circadianas em metabolismo e imunidade, que têm implicações para a obesidade e o cancro”, sublinhou Rui Costa. 

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights