Portugal doa mais de 400 mil vacinas da Pfizer à Arménia

21 de Março 2022

Portugal entregou hoje mais de 400 mil vacinas contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer à Arménia, no âmbito de uma iniciativa da União Europeia (UE) de apoio aos países da Parceria Oriental

Segundo anunciou o Governo da Arménia em comunicado, estas 400.140 vacinas constituem o primeiro lote a chegar a este país ao abrigo do novo regime financiado em cerca de 35 milhões de euros pela UE, estando prevista uma segunda remessa para o próximo mês.

Esta doação insere-se no quadro de cooperação entre a UE e vários países vizinhos a leste (Parceria Oriental), que permitiu criar em dezembro de 2021 um programa de partilha de vacinas financiado pela UE, coordenado pela Polónia e ao qual Portugal aderiu.

A entrega destas vacinas é “uma expressão de solidariedade para com a Arménia na batalha comum contra a pandemia e as suas consequências sociais e económicas”, salientou o comissário europeu para a Vizinhança e Alargamento, Olivér Várhelyi, citado no comunicado.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, Portugal assumiu “desde o início o seu compromisso de apoiar o processo internacional de vacinação como parte dos esforços globais para ultrapassar a pandemia da covid-19”.

Até final de fevereiro, foram doadas mais de 15 milhões de doses aos países da Parceria Oriental, através do mecanismo de partilha de vacinas da UE e da plataforma COVAX, liderada pela Organização Mundial da Saúde e por diversos parceiros internacionais.

A covid-19 provocou pelo menos 6.011.769 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights