Alentejo com expetativas turísticas boas e unidades esgotadas na Páscoa

22 de Março 2022

As expectativas de ocupação turística no Alentejo na Páscoa são “muito boas” e já há “muitos” alojamentos esgotados, sobretudo com reservas de portugueses, apesar dos efeitos da guerra na Ucrânia, segundo a Entidade Regional de Turismo.

 “O número de reservas é muito elevado”, há “muitos” alojamentos turísticos que “estão esgotados” e, portanto, “são expectativas” de ocupação na Páscoa “muito boas”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva.

As reservas feitas nas unidades de alojamento alentejanas são sobretudo de portugueses, indicou, frisando que o mercado interno é o que tem “aguentado” e “sustentado”, e “bem”, a região nos “dois últimos anos” e “vai continuar a vir para o Alentejo”.

Questionado pela Lusa sobre se os efeitos da guerra na Ucrânia, como a subida dos preços dos combustíveis, e a pandemia de covid-19 poderão influenciar a procura turística e inverter o cenário de número de reservas “muito elevado”, Vítor Silva respondeu: “Não prevejo isso”.

“O Alentejo é reconhecido como um destino de qualidade e a situação bélica não afeta muito o turismo interno, por enquanto, a não ser que os preços, e isso não vai ser para já, subam em escalada”, vincou.

E “tenho a impressão de que as pessoas já se esqueceram” da covid-19, disse, afirmando: “Com alguma ironia, a única coisa positiva da guerra foi que acabou com a pandemia”.

“Embora não tendo acabado, o que é [um] facto é que as pessoas já se estão a comportar como se não houvesse pandemia”, acrescentou.

Segundo Vítor Silva, “desde há uns anos” que o Alentejo “é um destino muito querido dos portugueses” e “são sobretudo” estes que “ainda estão a movimentar o turismo” na região.

Já o turismo externo, “só agora é que começa a ter alguma reativação”, indicou, mostrando “preocupações” em relação aos mercados brasileiro e norte-americano, respetivamente, o segundo e o quatro mercados externos no Alentejo em 2019.

Trata-se de “mercados importantíssimos” para o Alentejo que “mostravam já uma vontade bastante grande de se abrir, mas, a situação de guerra, mais até do que a pandemia, estão a atrasar um pouco a reabertura mais acentuada destes mercados”, explicou.

“Se a situação de guerra se prolongar”, os mercados brasileiro e norte-americano “vão ser muito afetados”, sobretudo devido à eventual subida dos preços dos bilhetes de viagens de avião e ao “fator psicológico”, frisou.

Portugal está a uma “distância considerável da guerra” na Ucrânia e os turistas oriundos dos mercados brasileiro e norte-americano “não viajam se não tiverem uma sensação de segurança”, frisou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 925 mortos e 1.496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,48 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights