Liga dos Bombeiros e INEM acordam medidas para reforçar parceira

22 de Março 2022

A Liga Portuguesa dos Bombeiros e o INEM acordaram hoje um conjunto de medidas para reforçar a parceira entre as duas instituições e comprometeram-se a discutir soluções para responder ao aumento do preço dos combustíveis.

Da reunião entre a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que decorreu hoje, saíram um conjunto de medidas que, segundo a Liga, pretendem contribuir para a “melhoria da parceria existente”.

Entre os temas da reunião, discutiu-se o aumento dos combustíveis, tendo ficado definido que a LBP apresentará uma fórmula para reavaliar de forma trimestral o valor dos combustíveis que estão incluídos nos chamados valores de saída ou de quilometro percorrido que esteja indexada às flutuações do preço dos combustíveis.

Depois do encontro de hoje, as duas instituições vão começar a discutir a revisão de Regulamento de Transporte de Doentes e do Acordo de Cooperação com o INEM, com uma nova reunião agendada para 06 de abril.

Em comunicado, a LBP refere que o INEM considerou para estudo a proposta da Liga para aumentar em 466 euros a taxa fixa mensal dos postos de emergência médica, fixada atualmente nos 4.000 euros, estando também disponível para rever o pagamento dos transportes inter-hospitalares.

“A LBP vai apresentar uma proposta de pagamento das despesas com o consumo de oxigénio, indexadas ao tempo e ao débito, que deverá ser separada dos restantes consumíveis”, refere ainda a Liga em comunicado.

Da parte do INEM, está também a ser preparado um guia prático sobre a certificação de veículos de transporte de doentes, que será depois divulgado junto dos corpos de bombeiros em colaboração com a LBP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights