Maláui lança primeira ronda de vacinação contra a pólio

22 de Março 2022

O Maláui lançou a primeira ronda de uma campanha de vacinação para 2,9 milhões de crianças abaixo dos 5 anos contra a pólio usando a vacina recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi hoje anunciado.

“A campanha tem como alvo 2,9 milhões de crianças com menos de 5 anos em quatro rondas de vacinação, depois de o Maláui ter declarado um surto em 17 de fevereiro, o primeiro destes casos no país em mais de 30 anos, e o primeiro em África desde que a região tinha sido declarada como livre da pólio, em 2020”, lê-se num comunicado da OMS.

Moçambique e mais quatro países africanos vão receber 80 milhões de doses para combater a pólio, que visam vacinar 23 milhões de menores de 5 anos, e servem para combater o poliovírus selvagem tipo 1.

Além de Moçambique e Maláui as vacinas serão enviadas também para a Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, acrescentou a OMS.

No domingo foi lançada a primeira fase de campanha de vacinação em Moçambique, Maláui, Tanzânia e Zâmbia, visando 9,4 milhões de crianças.

Posteriormente, estão previstas mais três fases, que abrangerão igualmente o Zimbabué, para abril, junho e julho, para atingir a meta de mais de 23 milhões de crianças.

As vacinações em massa, ou vacinações complementares, visam interromper a circulação do poliovírus, imunizando todas as crianças menores de 5 anos com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente do estado de imunização anterior.

O objetivo é alcançar crianças que não estão imunizadas ou apenas parcialmente protegidas e aumentar a imunidade das que foram imunizadas.

“A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e intratável que pode causar paralisia permanente. Em apoio ao Maláui e seus vizinhos, estamos a agir rapidamente para interromper esse surto e extinguir a ameaça através de vacinas eficazes”, disse a diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

A região africana foi declarada e certificada como livre de pólio selvagem indígena em agosto de 2020, após eliminar todas as formas de poliovírus selvagem.

A certificação da região como livre da pólio selvagem continua inalterada.

Análises laboratoriais ligaram a variante detetada no Maláui com a que circulava na província de Sindh, no Paquistão, em 2019.

O Maláui estabeleceu um sistema de vigilância ambiental para o poliovírus em 11 locais em quatro cidades.

As equipas técnicas estão a recolher amostras do ambiente e enviam-nas para laboratórios para análise, enquanto a vigilância ativa também está a ser realizada nas unidades de saúde e nas comunidades.

Em preparação para as campanhas de vacinação, equipas de emergência foram mobilizadas a nível distrital para facilitar a campanha e assegurar que todas as crianças elegíveis sejam vacinadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights