IPSS de Gouveia pretende investir 905 mil euros na construção de Unidade de Demências

23 de Março 2022

A Fundação D. Laura dos Santos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Gouveia, prevê investir 905 mil euros na construção de uma Unidade de Demências considerada “inovadora” na região Centro.

De acordo com um concurso público publicado na terça-feira em Diário da República, o preço base do procedimento da empreitada de execução da Unidade de Demências – Fundação D. Laura dos Santos é de 905 mil euros e o prazo de execução do contrato é de 520 dias.

Segundo Rui Reis, presidente do Conselho de Administração da Fundação D. Laura dos Santos, a instituição pretende construir, na localidade de Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, uma Unidade de Demências considerada “importante na dinâmica das demências, no próprio distrito e na zona Centro”.

“É uma obra inovadora”, garantiu o responsável, salientando que foi planeada no âmbito de um protocolo com o Centro de Referência Estatal (CRE) de Salamanca (Espanha) e com a associação Alzheimer de Portugal.

Rui Reis disse à agência Lusa que na região “não existem unidades destas”.

“Se tudo correr como julgamos, até será uma referência na própria zona Centro. Eu até tenho noção que foi aprovada atendendo aos vários aspetos de inovação social que o projeto tem”, afirmou.

O responsável apontou, como exemplo, que a futura unidade ficará dotada com um centro de formação para cuidadores de doentes com demências, que será “uma vertente inovadora”.

Assim, a futura Unidade de Demências acolherá não só os próprios doentes, como prestará aos familiares e cuidadores formação e apoio ao nível psicológico “para enfrentarem uma situação dessas”.

A unidade, que vai ser construída no espaço social da Fundação D. Laura dos Santos, será autónoma, terá capacidade para acolher 30 utentes com demências e criará entre 25 a 30 novos postos de trabalho em várias áreas.

A obra é apoiada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), tendo em conta “o aspeto inovador”, segundo Rui Reis.

A Fundação D. Laura dos Santos é uma IPSS do concelho de Gouveia que detém quatro valências: Unidade de Apoio à Infância, Unidade Desportiva (está associada à Unidade de Apoio à Infância e dispõe de piscina, polidesportivo e campo relvado de futebol), Unidade Geriátrica (Lar de Idosos e Centro de Dia) e Projeto Mãos Abertas (dá resposta a crianças em risco e a mulheres em risco ou vítimas da violência doméstica assim como aos seus filhos).

A instituição tem atualmente cerca de 300 utentes nas várias valências e um total de 80 funcionários.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights