Mais de 50 Balcões SNS 24 vão ser ativados em prisões e centros educativos

23 de Março 2022

Mais de meia centena de Balcões SNS 24 vão ser ativados em estabelecimentos prisionais e centros educativos, permitindo aos reclusos e aos jovens institucionalizados terem acesso a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde, anunciou esta quarta-feira o Governo.

No total serão ativados 52 Balcões SNS nestas instituições, refere um comunicado conjunto dos Ministérios da Justiça e da Saúde, adiantando que, “como instrumento de inclusão digital e social”, esta plataforma pretende “apoiar o acesso de todos os cidadãos aos serviços digitais do SNS [Serviço Nacional de Saúde], nomeadamente a serviços de teleconsulta”.

As ações de formação relativas ao funcionamento do Balcão SNS 24 arrancam hoje, numa parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e permitem capacitar, numa primeira fase, cerca de 15 Mediadores Digitais no acesso e utilização da plataforma dedicada.

“Com o plano de formação, pretende-se que 52 elementos das equipas dos diferentes estabelecimentos, tenham as condições necessárias para apoiar os cidadãos reclusos e os jovens dos Centros Educativos no acesso a teleconsultas”, salienta o comunicado.

Para o Governo, trata-se de “uma medida da maior importância no contexto da melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde pela população reclusa, assim como pelo compromisso assumido no âmbito dos direitos dos reclusos em matéria de saúde, preconizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH)”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

USF-AN 2025-2027: Inovação e Colaboração no Centro da Disputa Eleitoral

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) está em pleno processo eleitoral para o triénio 2025-2027, com as listas “Rede das Redes” e “A Marca USF” a apresentarem programas ambiciosos que prometem transformar os Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

Cientistas descobrem como o colesterol ‘mau’ atua no corpo

Cientistas descobriram como o colesterol ‘mau’, conhecido como colesterol das lipoproteínas de baixa densidade ou LDL-C, se acumula no organismo, uma descoberta que pode facilitar o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para as doenças cardiovasculares.

MAIS LIDAS

Share This