Governo recorda importância de Madeleine Albright na promoção dos direitos humanos

24 de Março 2022

O Ministério dos Negócios Estrangeiros manifestou esta quarta-feira “profunda tristeza” pela morte de Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado norte-americana, recordando o "papel crucial" da diplomata "na promoção da democracia e dos direitos humanos".

“Profunda tristeza pela morte de Madeleine Albright. Diplomata excecional e primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária de Estado nos EUA, em 1996, recordamos o seu papel crucial na promoção da democracia e dos direitos humanos. Portugal apresenta condolências à sua família”, pode ler-se na nota divulgada na rede social Twitter.

Madeleine Albright morreu ontem vítima de cancro, aos 85 anos, revelou a família da diplomata na rede social Twitter.

O Presidente Bill Clinton (1993-2001) escolheu em 1996 Albright como a chefe da diplomacia norte-americana, cargo que desempenhou nos últimos quatro anos da administração do ex-chefe de Estado democrata.

Na altura, Albright tornou-se a mulher a ocupar o mais alto cargo político na história dos Estados Unidos, mas nunca esteve na linha de sucessão para a presidência, por ser natural da antiga Checoslováquia.

Antes de assumir a diplomacia norte-americana, Albright ocupou o cargo de embaixadora dos EUA na ONU (1993-1997).

Natural de Praga, fugiu com a sua família da Checoslováquia em 1939, tendo passado os anos da Segunda Guerra Mundial em Londres. Depois do regresso ao país de origem, a família partiu para os Estados Unidos em 1948, quando Albright tinha 11 anos.

Em 2012, o então Presidente Barack Obama concedeu a Albright a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil no país, destacando que a vida da governante foi uma inspiração para todos os norte-americanos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights