Hong Kong pede a Pequim mais especialistas em medicina chinesa

24 de Março 2022

Hong Kong pediu ao Governo chinês para enviar uma delegação de especialistas em medicina chinesa para a região administrativa especial, para ajudar a combater a Covid-19, disseram esta quinta-feira as autoridades.

Na conferência de imprensa diária sobre a pandemia, a chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, disse que o território deve fazer bom uso da medicina chinesa para tratar doentes de Covid-19.

“Acredito profundamente que outra equipa de especialistas de medicina chinesa da China vai oferecer grande apoio ao nosso trabalho antiepidémico”, apontou Lam, citada pela emissora pública Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK).

A chefe do Executivo notou que a situação local apresenta melhorias, mas o governo “não vai ser complacente”, até porque a cidade regista cerca de 200 mortes diárias e a taxa de hospitalização da população idosa mantém-se elevada, referiu a RTHK.

Na ocasião, o diretor da Autoridade Hospitalar de Hong Kong, Tony Ko, defendeu que a experiência dos especialistas enviados para a região tem demonstrado que a medicina chinesa pode ajudar a aliviar sintomas da doença, como a tosse e o cansaço.

Em menos de três meses, Hong Kong registou quase um milhão de casos e 4.600 mortes, muitas entre idosos não vacinados. Segundo diferentes estimativas, metade dos 7,4 milhões de habitantes já foi infetada.

O número de casos diários tem diminuído nos últimos dias, abaixo dos 20 mil.

A Covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights