Morreu Madeleine Albright, primeira mulher secretária de Estado nos EUA

24 de Março 2022

Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado norte-americana, morreu esta quarta-feira vítima de cancro, aos 85 anos, revelou fonte da família à agência de notícias Associated Press (AP).

O Presidente Bill Clinton (1993-2001) escolheu em 1996 Albright como a chefe da diplomacia norte-americana, cargo que desempenhou nos últimos quatro anos da administração do ex-chefe de Estado democrata.

Na altura, Albright tornou-se a mulher a ocupar o mais alto cargo político na história dos Estados Unidos, mas nunca esteve na linha de sucessão para a presidência, por ser natural da antiga Checoslováquia.

Antes de assumir a diplomacia norte-americana, Albright ocupou o cargo de embaixadora dos EUA na ONU (1993-1997).

Natural de Praga, fugiu com a sua família da Checoslováquia em 1939, tendo passado os anos da Segunda Guerra Mundial em Londres. Depois do regresso ao país de origem, a família partiu para os Estados Unidos em 1948, quando Albright tinha 11 anos.

“Ela estava rodeada de familiares e amigos. Perdemos uma mãe, avó, irmã, tia e amiga extremosa”, destacou a família na rede social Twitter, acrescentando que morreu vítima de cancro.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, considerou a sua morte “devastadora”.

“Ela foi uma pioneira. Como a primeira mulher secretária de Estado, literalmente abriu o caminho para grande parte da nossa profissão”, realçou.

Albright continuou ativa ao longo dos anos. Depois de deixar o cargo, foi crítica do Presidente George W. Bush, acusando de usar “a força” em vez de alianças para promover a diplomacia, e de expulsar líderes árabes moderados criando a possibilidade de um conflito perigoso com aliados europeus.

Desempenhou também um papel de liderança na pressão para que o governo liderado por Bill Clinton se envolvesse militarmente no conflito no Kosovo.

Também seguiu uma linha dura em relação a Cuba, tendo ficado célebre por dizer nas Nações Unidas que o abate cubano de um avião civil não foi “cojones” [intrépido, em espanhol] mas sim “cobardia”.

Albright aconselhou as mulheres a “agirem de uma forma mais confiante” e a “fazer perguntas quando estas ocorrem, sem esperar para perguntar”.

“Levei muito tempo para desenvolver uma voz, e agora que a tenho, não vou ficar calada”, referiu numa entrevista ao HuffPost Living, em 2010.

Em 2012, o então Presidente Barack Obama concedeu a Albright a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil no país, destacando que a vida da governante foi uma inspiração para todos os norte-americanos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights