INE espanhol sobe crescimento do país em 2021 para 5,1%

25 de Março 2022

A economia espanhola cresceu 5,1% em 2021, um décimo de ponto percentual mais do que o valor avançado a 28 de janeiro, de acordo com a revisão divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

Os dados finais das contas nacionais indicam que a procura interna (consumo e investimento) contribuiu com 4,7 pontos percentuais para este crescimento, enquanto que a procura externa (exportações e importações) contribuiu com meio ponto.

Em 2021, no seu conjunto, o PIB (Produto Interno Bruto) a preços correntes era de 1.205.063 milhões de euros, 7,4% mais elevado que em 2020.

Com o crescimento de 5,1% alcançado no ano passado, a economia espanhola regressou a taxas anuais positivas após a pandemia de Covid-19, que causou um declínio histórico do PIB de 10,8% em 2020.

O crescimento do PIB de 5,1% registado em 2021, apesar de ser o mais acentuado em 21 anos, esteve 1,4 pontos abaixo da previsão de crescimento do Governo espanhol.

Em termos anuais, o PIB no quarto trimestre cresceu 5,5%, dois pontos acima do que no trimestre anterior (3,5%), graças a uma maior contribuição da procura interna e externa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Axel Cleeremans sobre o tema do 14º Simpósio da Fundação BIAL: “ A criatividade está na origem de todas as grandes realizações humanas”

No âmbito do 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que vai ter lugar entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, na Casa do Médico, no Porto, o presidente da Comissão Organizadora destacou a abordagem interdisciplinar ao tema criatividade, com perspetivas de psicólogos, filósofos, neurocientistas e artistas. Em entrevista ao nosso jornal, o responsável sublinhou que “a combinação de excelentes oradores e temas inovadores” tem contribuído “para o elevado nível científico e o merecido sucesso que os nossos simpósios têm alcançado até à data”. Em janeiro serão divulgados, nos canais da Fundação (website e redes sociais), o programa completo do simpósio e informações sobre as inscrições.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights