Ordem dos Farmacêuticos disponível para integrar profissionais ucranianos

27 de Março 2022

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) afirmou que vai ser iniciado um programa de apoio “aos farmacêuticos ucranianos refugiados de guerra, que visa o seu acolhimento e integração profissional”. O anúncio surge após uma reunião entre a OF e duas dezenas de farmacêuticos ucranianos radicados em Portugal.

De acordo com o comunicado da OF “alguns [dos farmacêuticos ucranianos] nasceram em Portugal, outros estão cá há vários anos, tendo concluído o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas ou solicitado o reconhecimento formal das qualificações que obtiveram em universidades ucranianas.”

Conforme referido na nota, Helder Mota Filipe explica que o reconhecimento das qualificações de profissionais fora do espaço europeu “é realizado pelas universidades portuguesas, após o qual se inicia o processo de inscrição na Ordem profissional. Entre os aspetos avaliados na admissão está o domínio da língua portuguesa, valência em que os farmacêuticos ucranianos podem dar um importante contributo, apoiando a integração dos profissionais recém-chegados ao nosso país.”

Segundo a OF, “o Governo português decretou medidas excecionais para simplificação dos procedimentos de reconhecimento de qualificações profissionais, que abrangem várias formalidades para legalização de documentos emitidos por entidades estrangeiras.”

Desta forma, a ordem “aguarda ainda a aprovação da legislação que irá regulamentar estes procedimentos excecionais, mas mantém contacto estreito com as instâncias europeias para perceber a sua implementação nos restantes países europeus, comprometendo-se a informar o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre as barreiras e desafios no acesso à profissão por farmacêuticos provenientes da Ucrânia.”

Na nota é referido que na reunião foi abordada ainda abordada a assistência medicamentosa a utentes refugiados. “Os conhecimentos dos farmacêuticos fluentes em ucraniano podem ajudar a avaliar equivalências e/ou alternativas terapêuticas no mercado português. Neste âmbito, a OF pretende constituir uma bolsa de farmacêuticos que estejam disponíveis para esclarecer as dúvidas destes utentes, bem como de colegas que estejam no atendimento”.

A invasão russa já provou a saída milhões de cidadãos ucranianos. Segundo a Organização das Nações Unidas há quase 3,7 milhões de refugiados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights