Estudantes do IPS dinamizam atividades comunitárias de literacia em saúde

28 de Março 2022

Até junho, estudantes de Enfermagem do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) estão a dinamizar um conjunto de atividades comunitárias que visam reforçar a literacia em saúde da população do município de Setúbal.

As intervenções, no quadro do Programa de Extensão Comunitária do 3.º ano de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), centram-se nas áreas da Saúde Mental, Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde da Criança e Jovem, decorrendo de parcerias estabelecidas com instituições do concelho.

A 30 de março, no âmbito do programa Março Mulher, iniciativa promovida pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, os estudantes envolvidos serão recebidos no estúdio da Rádio Jornal de Setúbal (RJS) para uma conversa sobre os “Diferentes papéis da mulher na sociedade e suas repercussões na sua saúde mental”.

Entre abril e junho, seguem-se um total de oito participações nos projetos À Pesca, junto da população da antiga freguesia da Anunciada, e Saúde no Bairro, no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, do município de Setúbal, ambos desenvolvidos sob a alçada do programa governamental Bairros Saudáveis, com suporte financeiro do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

No primeiro caso, estão previstas sessões em torno das temáticas “Violência Doméstica” e “Violência sobre as Crianças”, dirigidas a adultos e famílias, e ainda “Violência Sexual contra Homens e Rapazes” e “Violência no namoro e nas relações de intimidade”. A participação no projeto À Pesca tem também uma intervenção dirigida aos moradores mais novos da freguesia, em modo de celebração do Dia Mundial da Criança, 1 de junho, que deverá decorrer na primeira quinzena de junho com uma temática relacionada com hábitos que tornam a vida mais saudável.

A 13 de abril, no âmbito do projeto Saúde no Bairro, será dinamizada a partir das 14h00 uma atividade envolvendo cerca de uma centena de crianças dos bairros da Bela Vista, em torno do tema “Hábitos de Vida Saudável na Prevenção da Obesidade”. “Impacto da Obesidade na Saúde Mental” e “Alimentação Saudável nas crianças” são as outras duas temáticas a debater com as populações, em sessões com data ainda a definir.

Segundo Fernanda Marques, coordenadora do Programa de Extensão Comunitária, estas atividades “têm claros benefícios para a sua população-alvo e também para os estudantes que as projetam, realizam e avaliam a sua intervenção em contexto comunitário”. A docente da ESS/IPS realça ainda “o ganho de conhecimentos e desenvolvimento de competências numa intervenção junto da comunidade, além da experiência de ser parceiro num projeto duma ONG”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights