Novo Governo com novidades na Saúde, Fátima Fonseca é a nova secretária de Estado

28 de Março 2022

O novo Governo de António Costa acolheu quinze novos secretários de Estado e contou com algumas mudanças nos cargos, alguns dos quais na saúde. Fátima Fonseca abandona a pasta da Modernização Administrativa e torna-se a nova secretária de Estado da Saúde.

O primeiro-ministro apresentou este domingo ao Presidente da República a proposta de nomeação de 38 secretários de Estado para o XXIII Governo Constitucional. Entre os 23 secretários de Estado que prosseguem no executivo destacou-se a mudança de funções de Fátima Fonseca, que passa de secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa para nova secretária de Estado da Saúde.

O HealthNews quis saber mais sobre a nova secretária e consultou a Página Oficial do Governo de Portugal. Na biografia, Fátima Fonseca é referida como Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa.

“Anteriormente, exerceu funções de Diretora Municipal de Serviços Centrais na mesma instituição, foi responsável pela área da modernização administrativa, foi Diretora do Gabinete de Modernização Municipal da Câmara Municipal de Amadora e Diretora da Unidade de Desenvolvimento de Modelos e Inovação Organizacional do Instituto para a Inovação na Administração do Estado”, lê-se na página do Governo.

A nova secretária de Estado foi ainda “advogada, consultora, formadora, participou no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado” e “nomeada Embaixadora do Objetivo Trabalho Digno, da Aliança para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – UN Global Compact Network (Portugal).”

A tomada de posse do XXIII Governo Constitucional está prevista para esta quarta-feira à tarde no Palácio Nacional da Ajuda.

HN/Vaishaly Camões

1 Comment

  1. Manuel Cabral

    Mais uma do ISCTE! Nem sequer é doutorada… É mais género contabilista.
    Em todo o caso, não é ela que vai resolver o problema insolúvel do INS…

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights