Quase 13 mil doentes internados em unidades de AVC em 2020, menos 140 que no ano anterior

31 de Março 2022

Quase 13 mil doentes estiveram internados em unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19 (2020), menos 104 internamentos do que em 2019, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com os dados nacionais, a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC que hoje se assinala, em 2020 estiveram nas unidades de AVC 12.892 doentes, um número próximo e até inferior ao registado no ano anterior, quando foram internados naquelas unidades 12.996 doentes.

Daqueles doentes, a grande maioria foi internada por AVC isquémico (9.243), sendo que 2.112 foram tratados com medicamentos trombolíticos e 2.203 foram submetidos a tratamento de trombectomia endovascular, um tratamento por cateter que permite desobstruir a artéria, facilitando o acesso do sangue ao cérebro.

De acordo com o balanço, durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, 38 unidades de AVC continuaram a ser capazes de assegurar tratamento trombolítico, com 303 camas disponíveis, e 10 unidades conseguiram garantir tratamento de trombectomia endovascular.

Por outro lado, registou-se em 2020 um ligeiro aumento dos tratamentos de revascularização endovascular (trombectomia), que podem ser administrados no máximo até às 24 horas após os sintomas, e uma ligeira diminuição dos tratamentos trombolíticos intravenosos, que só podem ser administrados nas primeiras 4 a 5 horas de sintomas.

“Estes dados poderão refletir, por um lado, a disponibilidade que os centros hospitalares mais diferenciados mantiveram no tratamento endovascular dos casos graves de AVC”, sublinha a DGS em comunicado.

Por outro lado, a autoridade nacional de saúde ressalva que podem também ser um sinal da “resistência dos doentes e cuidadores em recorrer aos hospitais em casos de sintomas” em período de pandemia ou de uma dificuldade acrescida das estruturas hospitalares.

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) fez também um balanço do número de doentes com sintomas de AVC para hospitais através do sistema Via Verde do AVC.

Em 2021 foram registados mais 877 casos relativamente a 2020 e até 28 de março deste ano foram encaminhados para os hospitais 1.295 situações de suspeita desta doença.

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes, o colesterol alto, fibrilação auricular e placas ateroscleróticas nas artérias podem aumentar o risco de ter um AVC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights