Covid 19: ‘Bundesliga’ anuncia perdas de mais de mil milhões de euros em dois anos

1 de Abril 2022

Os clubes alemães das primeira e segunda divisões de futebol perderam mais de mil milhões de euros desde o início da pandemia de covid-19, anunciou hoje a Liga (DFL) na apresentação do seu relatório anual

Na temporada 2020/21, “a receita total dos dois campeonatos caiu mais de 750 milhões de euros em relação à última antes da pandemia (2018/19): de 4,8 para 4,05 mil milhões de euros”, disse a presidente da DFL, Donata Hopfen.

“A quebra do volume de negócios no final das duas primeiras épocas afetadas pela covid-19, 2019/20 e 2020/21, ultrapassa mil milhões de euros”, especificou a presidente da DFL.

Esse déficit vem principalmente de jogos disputadas à porta fechada ou diante de um público reduzido. Dois anos após o inicio da pandemia, os estádios alemães ainda não recuperaram a sua capacidade total de acolher espetadores.

Em 2020/21, as receitas de bilheteira diminuíram cerca de 95 por cento em comparação com a última época pré-pandémica, passando de cerca de 650 milhões de euros em 2018/19 para apenas 35,5 milhões de euros na época passada.

A situação teve um impacto muito forte no emprego, com o número de funcionários do futebol profissional a cair 50 por cento, para 26.183 funcionários contra 52.786 em 2019/20.

Os empregos indiretos (essencialmente serviços em dia de jogo) caíram 80 por cento. Esses números referem-se aos 36 clubes alemães que são membros da DFL, 18 na primeira divisão e 18 na segunda.

Além disso, os direitos de transmissão televisiva e as receitas de marketing também caíram na última temporada.

“Estamos a enfrentar uma situação sem precedentes”, disse Donata Hopfen, acrescentando que “a era de crescimento que parecia evidente parece ter acabado”.

Esta situação, adianta, poderá repercutir-se no desenvolvimento do futebol alemão e, possivelmente, na forma de financiamento dos clubes, num país em que proíbe um único investidor de obter o controlo maioritário dentro de um clube.

A covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights