Enfermeiros reclamam em Portimão progressão nas carreiras e justiça remuneratória

1 de Abril 2022

Cerca de três dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje no Hospital de Portimão, no Algarve, para exigir que sejam cumpridas as promessas de contabilização dos pontos para a progressão nas carreiras e de justiça remuneratória.

 Concentrados junto à porta principal da unidade hospitalar de Portimão, no distrito de Faro, os enfermeiros entoaram palavras de ordem como “enfermeiros a cumprir, queremos progredir” e “queremos justiça”, enquanto seguravam cartazes onde se lia “ARS e CHUA – paguem o que prometeram aos enfermeiros” e “CHUA rouba anos de serviço e nega progressão aos enfermeiros”.

Na concentração de protesto, promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), os profissionais de saúde exigiram que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) – que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos – cumpram o compromisso assinado em 2019 “para a progressão dos enfermeiros”.

“Há um compromisso assinado em 2019 que ainda não foi cumprido e é aquilo que continuamos a exigir. Por isso, estamos a assinalar o ‘dia das mentiras’, para dizer, precisamente, que há aqui uma grande mentira e que os enfermeiros se sentem enganados”, disse à Lusa Nuno Manjua, da direção regional de Faro do SEP.

O sindicalista notou que, “para além de não terem progredido nas carreiras, os enfermeiros receberam recentemente com grande surpresa que apenas vai contar o seu tempo de serviço de 2018 para a frente”.

Nuno Manjua afirmou que os enfermeiros “estão fartos de esperar pelas promessas, sentimento agravado quando a administração do CHUA dá o dito por não dito, roubando-lhes os pontos para progredir na carreira”.

“Há enfermeiros a trabalhar desde 2002 e isto significa apagar 20 anos do seu trabalho, de dedicação, da sua experiência profissional. Nós não podemos aceitar isto”, referiu, acrescentando que António Costa, enquanto primeiro-ministro e também quando foi candidato nas eleições legislativas, disse “que a questão da progressão dos enfermeiros é para resolver”.

No final da concentração, o dirigente sindical entregou à administração do CHUA um abaixo-assinado subscrito por mais de mil enfermeiros, que exigem que seja cumprido o acordo firmado em 2019 “de contabilização dos pontos para a progressão das carreiras e a resolução das injustiças remuneratórias”.

Nuno Manjua assegurou que os enfermeiros vão continuar em luta até que sejam satisfeitas as suas reivindicações, adiantando que até ao dia 12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro -, os profissionais de saúde vão manifestar “a sua indignação”, com concentrações alternadas em Faro, Portimão e Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights