EUA deixam cair norma sanitária que justifica deportação de migrantes ilegais

2 de Abril 2022

Os Estados Unidos anunciaram sexta-feira que vão deixar de aplicar, a partir de 23 de maio, uma norma sanitária que permitia a expulsão de migrantes indocumentados que procurassem asilo no país, com o pretexto de controlar a propagação da covid-19.

Segundo os Centros de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, a norma deixa de ter aplicada tendo em conta “as condições atuais de saúde pública e uma maior disponibilidade de meios para combater a covid-19, como vacinas”.

A norma, conhecida como “Título 42”, faz parte da legislação sobre saúde pública nos Estados Unidos desde 1944 e voltou a estar em vigor em 2020 na administração de Donald Trump, como justificação para conter a entrada de possíveis portadores de covid-19 no país, vindos do México.

A aplicação da norma foi amplamente criticada pelos democratas e pelos ativistas dos direitos dos migrantes, sobretudo por ter sido mantida durante a administração de Joe Biden.

À luz desta norma, os migrantes que tentaram entrar sem documentação nos Estados Unidos foram expulsos mais de 1,7 milhões de vezes, escreveu a Associated Press.

A Casa Branca já fez saber que continuará a deportar os migrantes que entrem no país de forma irregular, porém não será à luz daquela norma sanitária.

“Para ser claro, as pessoas que cruzarem a fronteira sem autorização legal serão imediatamente alvo de procedimentos de deportação e serão reemcainhadas rapidamente aos seus países”, afirmou a diretora de comunicação da administração de Biden, Kate Bedingfield.

No passado dia 12 de março, os Estados Unidos já tinham anunciado o fim da aplicação desta norma a migrantes menores, se procurassem asilo desacompanhados de um adulto.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights