PCP quer dedicação exclusiva ao SNS com aumento de 50% da remuneração base

6 de Abril 2022

 O PCP apresentou hoje um projeto-lei para criar um regime de dedicação exclusiva no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que contempla um aumento de 50% da remuneração base e um dia de férias adicional por cada cinco anos de serviço.

De acordo com o diploma, que deu hoje entrada na Assembleia da República, a bancada parlamentar comunista pretende implementar, a partir de 2022, um regime de dedicação exclusiva no SNS, apresentando como incentivo para os profissionais de saúde “uma majoração de 50% da remuneração base”.

Os comunistas querem que seja assegurado aos profissionais de saúde “a majoração de 0,5 pontos por cada avaliado ou um ponto por cada ciclo de avaliação (biénio), devendo ocorrer alteração obrigatória de posicionamento remuneratório”.

Em declarações aos jornalistas, a líder parlamentar comunista, Paula Santos, considerou que estas são “medidas concretas com o objetivo de fixar profissionais de saúde” no SNS.

O PCP pretende que o regime de dedicação exclusiva garanta “o aumento da duração do período de férias em dois dias”, acrescentando um dia de férias “por cada cinco anos de serviço efetivamente prestado”.

O partido pretende também garantir, “sem prejuízo de situações excecionais que possam comprometer a prestação de cuidados de saúde, o gozo de 11 dias úteis consecutivos” de férias.

Esta proposta faz parte de um pacote de medidas na área da saúde apresentadas pelo grupo parlamentar do PCP, entre as quais um projeto-lei para alargar aos enfermeiros os incentivos que já existiam para fixação de médicos em regiões com falta de profissionais de saúde.

Paula Santos acrescentou que esta proposta prevê um aumento na remuneração, “da contabilização do tempo de serviço e dos pontos para efeitos de progressão e a criação de um apoio para a habitação”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights