Projeto do Hospital de Braga distinguido na segunda edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

9 de Abril 2022

O projeto "HB Presente", apresentado pelo Hospital de Braga no âmbito da 2.ª edição da Bolsa "Capital Humano em Saúde", terá acesso a um programa de consultoria especializado e acompanhamento para a sua implementação.

De acordo com o hospital, a génese do projeto consiste em analisar o absentismo, utilizando uma abordagem positiva e de envolvimento dos profissionais, através da implementação de instrumentos de feedback junto das equipas, no sentido da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e motivador, que terá impacto na diminuição das ausências dos colaboradores.

“(…) pretende-se desenvolver ferramentas que aumentem a capacitação dos profissionais e respetivas chefias na gestão dos motivos geradores de absentismo, adotando-se medidas adequadas e ajustadas a um maior índice de compromisso laboral”, e “fortalecer o (…) capital humano”, explicou o presidente do conselho de administração.

João Oliveira referiu ainda que “o absentismo é uma realidade complexa que pode ter múltiplos fatores e não existe uma solução universal que o possa prevenir ou combater, por isso a implementação de uma estratégia que olhe mais de fundo este problema é fundamental”. “Temos como objetivo trabalhar na melhoria contínua deste processo interno e isso implica tempo, dedicação, comunicação e proximidade.”

O programa de apoio lançado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares permitirá acelerar a implementação deste Projeto de Mudança do Capital Humano, com apresentação de resultados a decorrer em outubro deste ano.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights