Ministra sublinha necessidade de reforço do apoio à saúde mental no ensino superior

11 de Abril 2022

 A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, sublinhou hoje a necessidade de reforçar o apoio à saúde mental nas instituições, sobretudo através do apoio psicológico, recordando o impacto negativo da pandemia.

“É de enorme importância criar ou reforçar os serviços de psicologia e de saúde das instituições de ensino superior, garantindo apoio psicológico, programas para a promoção do bem-estar psicológico ou consultas de psicologia”, afirmou a governante.

Numa das suas primeiras intervenções enquanto ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato falava na apresentação de um programa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Ordem dos Psicólogos, para apoiar estudantes do ensino superior.

Lançado hoje, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para uma menor incidência dos problemas de saúde mental entre os estudantes, agravados durante a pandemia da covid-19.

Com um financiamento até 100 mil euros, o programa vai apoiar durante um ano letivo três projetos, um dos quais obrigatoriamente no interior do país, que impliquem a contratação de um psicólogo.

“Tenho as maiores expectativas nesta iniciativa”, elogiou a ministra, considerando que se trata de “uma oportunidade crucial para intervir nos casos já detetados entre os estudantes do ensino superior, mas também para travar o escalar de situações que podem ser previamente prevenidas”.

De acordo com dados recentes, citados e repetidos durante a sessão de apresentação do programa, cerca de um quarto dos estudantes universitários mostra sinais de depressão e metade apresenta sintomas moderados ou graves de ansiedade.

“É com compreensão que olho para estes dados”, admitiu Elvira Fortunato, defendendo que a importância da saúde mental tem de começar a refletir-se de forma mais expressiva dentro das instituições de ensino superior, desde logo através da promoção da literacia nesta área.

Questionada sobre se esta seria uma prioridade do novo executivo, a governante reconheceu que o tema é muito importante para si, assumindo o compromisso de, pelo menos, tentar que haja esse reforço do apoio psicológico nas universidades.

As candidaturas ao programa da FLAD e da Ordem dos Psicólogos vão estar abertas até 19 de junho e um mês depois serão conhecidos os projetos selecionados para receber o apoio no ano letivo 2022/2023.

Podem candidatar-se projetos desenvolvidos por serviços de psicologia ou por serviços de saúde das instituições de ensino superior que incluam pelo menos um psicólogo. O objetivo é que contribuam para a promoção da literacia em saúde mental e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

“Não há saúde sem saúde mental e a FLAD quer contribuir ativamente para uma sociedade mais saudável e mais capaz de responder aos desafios do mundo atual”, sublinhou a presidente da fundação, Rita Faden.

Da parte da Ordem dos Psicólogos, o bastonário, Francisco Miranda Rodrigues, destacou o potencial impacto do programa, não só na vida e no bem-estar dos estudantes, mas na própria cultura das instituições de ensino superior, com a valorização das competências socioemocionais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights