PSD diz que reversão para o SNS implicaria fecho imediato do hospital de Serpa

12 de Abril 2022

O PSD alegou hoje que uma reversão para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) implicaria o fecho imediato do hospital de Serpa e defendeu que a “única opção” é ser gerido pela Misericórdia

Em comunicado enviado à agência Lusa, a distrital de Beja do PSD refere que o ‘slogan’ utilizado para “reverter a gestão” do Hospital de São Paulo da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS) para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “nunca foi devidamente explicado”.

Isto porque a Administração Regional de Saúde do Alentejo “já admitiu” que o hospital de Serpa, no distrito de Beja, “no seguimento dessa devolução”, “seria imediatamente encerrado”, já que “o edifício é propriedade” da SCMS e “não se cumprem os rácios populacionais para manter o hospital em funcionamento”, alega o PSD.

Por isso, defende, “a única opção é manter o hospital na esfera de gestão” da SCMS e “em complementaridade” ao hospital de Beja e ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moura, ambos integrados no SNS.

“Nesta situação, o apoio da Câmara Municipal de Serpa e do seu executivo é fundamental”, frisa o PSD, acusando a CDU, que lidera a autarquia, de se ter “largamente constituído como grande parte do problema em vez de contribuir para a solução deste tema”.

Segundo o PSD, diariamente assiste-se exatamente ao inverso: “a CDU mantém o clima de ‘guerrilha’ institucional e os munícipes, sem pleno conhecimento de causa, são levados a acreditar que a melhor solução é retirar à SCMS a gestão do hospital”.

A distrital de Beja do PSD refere ainda estar “atenta às carências que o Hospital de São Paulo continua a demonstrar nos serviços que presta à população do concelho de Serpa”.

“Ao longo do tempo, temos reunido algumas vezes com o provedor da SCMS no sentido de acompanhar a situação do serviço de urgência e do protocolo celebrado no que concerne à gestão do Hospital de São Paulo”, vinca a distrital.

Os social-democratas indicam que estão “solidários com a população do concelho de Serpa na vontade de ter um serviço de saúde digno e com valências adequadas às suas necessidades” e que tudo farão “para que o nível de serviço às populações se mantenha e se possível melhore”.

Contactada pela Lusa sobre as críticas do PSD, a Câmara de Serpa enviou posteriormente uma nota de imprensa em que continua a defender que o hospital “deve voltar a integrar” o SNS.

“A saúde deve ser pública, universal, geral e gratuita e, só assim, poderá estar garantido o direito à saúde da população” do concelho, frisa o município.

Trata-se de um “direito constitucionalmente consagrado e que deverá ser assegurado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e pelo Ministério da Saúde, entidades que acordaram a transferência da gestão do Hospital de São Paulo para a SCMS, através de um acordo de cooperação assinado em 2014, salienta o município.

“Nessa altura, não foi acautelado o serviço público, as necessidades dos utentes e não ficaram garantidos os serviços de saúde básicos e necessários às populações”, lamenta a autarquia, garantindo que “vai continuar a empenhar-se na defesa dos direitos dos seus munícipes, nomeadamente pelo direito à Saúde”.

Segundo o município, “muito se tem falado da desertificação do Baixo Alentejo e da perda de população nas zonas do interior, como é o caso de Serpa”.

Contudo, acrescenta, “a fixação de população também depende, entre outras, da existência de bons serviços de saúde, que deem resposta às necessidades das populações”, como “a existência de uma urgência aberta, 24 horas por dia, com recursos humanos qualificados, e com meios físicos”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights