Bragança com consulta de sexologia no hospital público

14 de Abril 2022

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que tem disponível, pela primeira vez, para os utentes do distrito de Bragança uma consulta de sexologia clínica a funcionar no serviço público.

Esta valência está a funcionar desde fevereiro na Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental, uma vez por semana, em Bragança, e “tem tido uma excelente adesão por parte dos utentes”, segundo a entidade responsável pelos cuidados de saúde na região,

Sem concretizar o número de consultas já realizadas, a ULS do Nordeste cita, em comunicado a coordenadora da valência, Joana Raposo Gomes, para explicar que o atendimento funciona um dia por semana.

Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.

A ULS explica que promoveu a abertura desta valência para “que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, destacando a “relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida”.

Segundo a coordenadora da consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste, “a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.

Nesta consulta abordam-se, de acordo com a médica, “disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema”.

No âmbito desta temática e da abordagem em consulta está também prevista a realização de ações de formação em contexto institucional interno e externo e de atividades de sensibilização na comunidade.

A ULS do Nordeste adianta ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários, ou seja, os centros de saúde, estão “a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights