Reino Unido recebeu 16.400 refugiados, ONU alerta para riscos

14 de Abril 2022

Cerca de 16.400 refugiados ucranianos chegaram ao Reino Unido após a concessão do visto obrigatório, segundo dados preliminares divulgados esta quinta-feira pelo Governo britânico, hoje alertado pela ONU para o risco existente para mulheres e crianças.

Segundo as estatísticas, 13.200 chegaram através do sistema de imigração de reagrupamento familiar, porque têm familiares residentes em território britânico, enquanto os restantes foram patrocinados por cidadãos dispostos a recebê-los nas casas deles.

O Executivo britânico, um dos poucos que exige visto para refugiados da invasão russa, recebeu um total de 94.700 pedidos de visto, dos quais 56.500 foram aprovados até o momento.

Das 55.600 inscrições para o programa “Homes for Ukraine” [Casas para a Ucrânia], menos de metade, 25.100, foram aprovadas, enquanto dos 39.100 candidatos ao sistema de reagrupamento familiar, 31.400 foram aceites.

O Governo prometeu pagar às famílias hospedeiras 350 libras (422 euros) por mês para acolher refugiados durante pelo menos seis meses, o que atraiu mais de 200.000 interessados.

O esquema de apadrinhamento por parte dos britânicos foi lançado após se constatar que a via de migração convencional era insuficiente, mas atraiu críticas por o processo ser lento e burocrático tanto para anfitriões como para refugiados.

A imprensa britânica refere formulários de 50 páginas, dificultando a viagem de crianças menores, e a obrigatoriedade de viajar até um centro de processamento para apresentar os dados biométricos caso os candidatos não possuam passaporte.

A ministra do Interior Priti Patel, apresentou desculpas pelo atraso, alegando problemas com a abertura de um novo sistema, cujo funcionamento está também a causar preocupação ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, UNHCR na sigla em inglês).

A agência disse ter conhecimento de “relatos crescentes” de mulheres refugiadas em risco de serem entregues a “padrinhos” masculinos, acrescentando que mulheres e mães com filhos devem ficar com casais ou famílias, em vez de homens solteiros.

“O ACNUR destaca a necessidade de salvaguardas adequadas e medidas de verificação contra abusos, bem como apoio adequado aos patrocinadores. O arranjo feito sem a devida supervisão pode levar ao aumento dos riscos que as mulheres podem enfrentar, além do trauma de deslocação, separação familiar e violência já vivida”, enfatizou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 4,5 milhões das quais para os países vizinhos.

A Polónia continua a ser o país que mais refugiados recebe, com cerca de 2,6 milhões, seguida da Roménia, com mais de 700 mil.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights