Urgências aumentaram 55,2% até fevereiro face a 2021, mas ainda abaixo dos valores pré-pandemia

15 de Abril 2022

Os hospitais públicos registaram nos dois primeiros meses do ano 886.387 episódios de urgência, mais 55,2% do que o verificado em igual período do ano passado, mas ainda abaixo dos valores pré-pandemia (menos 19%), segundo dados esta sexta-feira divulgados.

De acordo com os dados ainda provisórios da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), “a atividade de cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) regista uma visível recuperação até ao final de fevereiro”.

“Nos primeiros dois meses de 2022, foram realizadas 121.863 cirurgias, o que corresponde a um aumento de 40,4% relativamente ao ano passado”, adianta em comunicado o Ministério da Saúde.

Relativamente à mediana do tempo de espera da Lista de Inscritos para Cirurgia, os dados referem que era de 3,1 meses no final de fevereiro, o que significa uma redução de 24,8% em relação a 2021.

Os hospitais do SNS realizaram 2,16 milhões de consultas, o que representa um crescimento de 15,6% face ao período homólogo de 2021, um número que “está ainda em linha com os valores registados em igual período de 2020 e 2019”, refere o Ministério da Saúde.

Na área dos cuidados de saúde primários, foram registadas cerca de 6 milhões de consultas (presenciais, teleconsulta, serviço de atendimento permanente) até ao final de fevereiro, menos 5,3% do que em 2021, mas mais 10,4% do que em 2020, antes da pandemia.

Deste total de consultas, 2,6 milhões foram presenciais, mais 38,4% do que em igual período de 2021.

Foram ainda realizadas 3,3 milhões de consultas de enfermagem nos primeiros dois meses do ano, mais 5,7% do que no mesmo período do ano passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights