Doentes oncológicos com consultas de psicologia e sessões de Reiki gratuitas em Penafiel

16 de Abril 2022

A Câmara Municipal de Penafiel estabeleceu uma parceria com a Liga Portuguesa contra o cancro e a Associação Portuguesa de Reiki para disponibilizar gratuitamente consultas de psico-oncologia e sessões de Reiki a doentes oncológicos e aos seus familiares.

Atendendo à forte carga emocional do diagnóstico das doenças oncológicas, doentes, cuidadores e familiares de Penafiel vão poder contar com consultas de psico-oncologia individuais gratuitas e sessões de Reiki.

“Este é mais um serviço gratuito e inovador que disponibilizamos aos nossos concidadãos que, infelizmente, se encontram a combater a doença oncológica. Sabemos que são situações muito difíceis e dolorosas e, por isso, pretendemos, com medidas de apoio como esta, demonstrar que estamos atentos e que tudo fazemos para responder às necessidades destes penafidelenses e das suas famílias, a quem desejamos proporcionar o máximo de bem-estar e qualidade de vida possíveis”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

Em comunicado a autarquia e os parceiros da iniciativa sublinham que “as consultas de psico-oncologia associadas ao Reiki apresentam evidências de serem ferramentas essenciais para quem combate a doença, e para os seus familiares, atuando ao nível da ansiedade, da insónia, do medo e até mesmo na depressão, situações que decorem da doença e, por vezes, do próprio tratamento”.

Cerca de 50 pessoas estão já a ser seguidas pelo gabinete de apoio de psico-oncologia.

O “Usui Reiki Ryoho” é um método de cura natural, que surgiu em 1922, no Japão, e se apresenta não só, mas também como um complemento à ação de qualquer tratamento médico. Esta prática terapêutica é realizada através da imposição das mãos no paciente, sem toque direto no corpo. É um método realizado com 21 técnicas que têm como finalidades: a elevação de consciência; o desenvolvimento pessoal; a prática terapêutica; a desintoxicação emocional; o bem-estar mental; e o auxílio no alívio de dores físicas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights