Economista diz que PRR é uma “oportunidade importante” para a saúde

16 de Abril 2022

Pedro Pita Barros afirmou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma “oportunidade importante” que deve ser aproveitadA para encontrar soluções aos problemas do SNS.

O economista considera que o PRR é uma oportunidade para “resolver ou tentar resolver” os principais problemas que afetam o SNS – falta de profissionais de saúde e gestão dos recursos financeiros.

No seu espaço habitual de comentário “Momentos Económicos… E Não só”, Pita Barros destaca que “a principal dificuldade é que não é de agora o problema de garantir que o SNS tem a sua espinha dorsal de médicos de família reforçada e a funcionar plenamente.”

“Creio que já se aprendeu (espero que se tenha aprendido) que não é uma questão de abrir concursos para recrutamento. E por isso não basta pensar que há dinheiro do PRR (que tem limitações quanto a ser usado em recursos humanos)”, frisa.

Para o economista o PRR não só representa uma oportunidade para a recrutamento de médicos de família, mas também uma oportunidade para o espaço digital de dados de saúde.

“Aqui, do lado do SNS, a SPMS tem as competências e provavelmente a ambição de participar e desenvolver esta área. Mas vai ter a pressão de necessitar de especialistas técnicos que cruzem saúde com sistemas digitais de dados, software e hardware, comunicações e compressão de informação, cibersegurança, interface com os utilizadores”, conclui.

Comentário disponível Aqui.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights