Covid-19 pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

17 de Abril 2022

Os mecanismos através dos quais a Covid-19 afeta a produção de insulina no pâncreas ainda não estão bem definidos mas os investigadores receiam que, à escala mundial, exista o risco de 1% das pessoas que tiveram Covid-19 desenvolver diabetes.

A Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, tem-se mostrado muito mais que uma infeção que afeta apenas as vias respiratórias e pulmonares. Desde 2020 estudos sobre o vírus têm demonstrado que para além de causar sintomas gripais e em casos mais graves pneumonia, a infeção afeta também outros órgãos e sistemas.

 Um novo estudo publicado na revista científica “Lancet Diabetes & Endocrinology” mostrou que pessoas que contraíram covid-19 têm maior risco de desenvolver diabetes do tipo 2, mesmo sem fatores predisponentes.

A chamada “Covid longa” pode estar relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina no organismo.

A pesquisa sobre os efeitos da Covid nesse novo quadro foram obtidas através do acompanhamento de 181.280 pessoas que tiveram Covid-19 e passaram pelos serviços do “Department of Veterans Affairs”, nos Estados Unidos, entre março de 2020 e setembro de 2021.

Foram utilizados dois grupos de controle, que contavam com mais de 4 milhões de pessoas, que não tiveram Covid no período de tempo em que decorreu estudo. Nenhum dos participantes, seja do grupo que teve a infeção por Covid, ou dos grupos de controle, tinha fatores predisponentes para o desenvolvimento de diabetes.

De acordo com Ziyad Al-Aly, chefe de investigação e desenvolvimento do “VA St. Louis Health Care System”, e epidemiologista clínico na Universidade de Washington em St. Louis, em entrevista ao “Wall Street Journal”, o estudo demonstra que à escala mundial, há o risco de 1% de pessoas que tiveram Covid-19 desenvolver diabetes.

Para os investigadores, “as implicações de nossas descobertas são claras. Na fase pós-aguda da doença, a Covid-19 foi significativamente associada ao aumento do risco da incidência de diabetes”. No entanto, os mecanismos através dos quais a Covid afeta a produção de insulina no pâncreas ainda não estão bem definidos e requerem mais estudos.

Mais informação em: Lancet Diabetes & Endocrinology: doi.org/10.1016/S2213-8587(22)00044-4

NR/HN/AO

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights