Surto de covid-19 com 42 casos positivos em lar da Misericórdia de Alijó

19 de Abril 2022

A Santa Casa da Misericórdia de Alijó disse hoje que há 42 casos positivos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 no lar de idosos, entre os quais uma funcionária e 41 dos 59 residentes naquela instituição.

Através de um comunicado divulgado nas redes sociais, o vice-provedor, Joaquim Barros, referiu que “é com sentido de responsabilidade e dever de transparência pelo trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Alijó” que informa que, neste momento, há um surto de covid-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com 41 utentes positivos, dos 59 residentes, e uma funcionária.

Segundo a informação disponibilizada, os casos “positivos apresentam sintomas ligeiros e alguns encontram-se mesmo assintomáticos”.

“Garantimos que foram feitas todas as diligências necessárias e que todos os procedimentos estão assegurados para a manutenção dos cuidados aos utentes”, salientou a Santa Casa de Alijó, no distrito de Vila Real.

No Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) estão hoje internadas 46 pessoas infetadas com covid-19, todas em enfermaria.

Portugal registou, na semana de 5 a 11 de abril, 59.434 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, 145 mortes associadas à covid-19 e um aumento de doentes internados, indicou na sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, o número de casos confirmados de infeção desceu 2.528 em relação à semana anterior, registando-se também uma redução de sete mortes na comparação entre os dois períodos.

A covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights