EIT Health apela a empresas apoio na nova iniciativa que visa abordar a crise de talentos nos cuidados de saúde

20 de Abril 2022

O EIT Health procura associar-se à indústria e aos gigantes tecnológicos numa iniciativa à escala europeia que garanta novos talentos e prepare o setor da saúde para o futuro.

A rede da União Europeia que apoia os melhores dos melhores entre os inovadores na área da saúde está agora a lançar a WorkInHealth Foundation de forma a responder aos receios de uma escassez de mão-de-obra tecnológica na próxima década no sector.

A pandemia acelerou a transição para a IA, bem como para o desenvolvimento de empregos mais orientados para o uso dos dados e baseados em conhecimentos digitais.

Mais de 120.000 novos cargos poderão ser criados nos próximos dez anos, pois estima-se que 50% das atividades laborais existentes na indústria farmacêutica e cuidados de saúde se tornem automatizadas.

Entretanto, na biotecnologia, as organizações estão a ter dificuldades em recrutar engenheiros de bioprocessos, engenheiros de automação e especialistas em ciência e tecnologia de fabrico.

No entanto, apenas um terço das empresas do setor farmacêutico e cuidados de saúde lançaram esforços de requalificação e com um investimento médio muito inferior aos da Amazon ou da AT&T, que estão a gastar até 27 mil euros por trabalhador.

A WorkInHealth Foundation irá criar uma plataforma alimentada por IA para combinar talento qualificado com empregos da indústria da saúde em toda a Europa.

E quer angariar dois milhões de euros do sector tecnológico e patrocinadores empresariais para financiar as campanhas para atrair novos talentos e melhorar ou requalificar os talentos existentes à medida que a Europa se desloca para cuidados de saúde digitalmente focados.

Os patrocinadores serão juntam a rede de parceiros existente da EIT Health – que inclui empresas como a Sanofi e a Atos – e de apoiantes de empresas fora do setor da saúde, incluindo gigantes tecnológicas como a Amazon, a Apple e a Microsoft.

Celine Carrera, Diretora de Educação da EIT Health e presidente da WorkInHealth Foundation, afirmou: “Se a Europa pretende manter um setor de saúde vibrante e sustentável que possa liderar na inovação, temos de enfrentar o desafio de recrutar e educar os melhores talentos.

“É evidente que é urgente que a indústria atraia e retenha diferentes formas de talento, bem como acelerar, aumentar e requalificar.

“Vai ser preciso um esforço coletivo para desenvolver percursos de carreira flexíveis e emocionantes e encontrar os melhores talentos para os preencher, estamos orgulhosos de ser pioneiros numa solução coletiva de longo prazo que possa fortalecer a nossa abordagem.”

Iniciativas de upskilling – especialmente em competências digitais e I&D – tem estado no centro de muitos planos nacionais de recuperação pós-pandemia apoiados pela UE. [4] O Governo francês prevê que serão criados 130.000 novos postos de trabalho por start-ups e escalas tecnológicas de saúde até 2030.[5]

Os principais temas da WorkInHealth Foundation serão melhorar a imagem e a reputação do sector da saúde, tornar as carreiras no setor mais atrativas, ajudar as organizações a definir melhor as suas necessidades e entregar programas de educação e formação de qualificação e requalificação a profissionais e recém-formados.

Para Miguel Amador, Responsável do EIT Health InnoStars em Portugal, “É urgente, não só atrair, formar e reter mais profissionais de saúde, mas também garantir que o seu tempo seja despendido onde realmente acrescenta valor. Um dos maiores desafios será formar profissionais com conhecimentos para interagir com a tecnologia e utilizar soluções de IA. Surgirão novas funções que liguem a ciência médica aos dados, e serão necessários técnicos especializados. Nesse sentido, queremos colmatar a lacuna de competências e reter talentos, partilhando conhecimentos e competências práticas da IA com centenas de especialistas em cuidados de saúde de forma a garantir o futuro e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que os profissionais de saúde se sintam reconhecidos e envolvidos com as tarefas do dia a dia.”

Mais informações sobre a EIT Health ou a WorkInHealth Foundation, visite;  https://eithealth.eu/what-we-do/work-in-health-foundation/

SOBRE A EIT HEALTH

O EIT Health é uma rede de inovadores de saúde de primeira classe, com cerca de 150 parceiros e é apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia. Colaboramos além-fronteiras para oferecer novas soluções que permitam aos cidadãos europeus viver vidas mais longas e saudáveis.

À medida que os europeus enfrentam o desafio do aumento das doenças crónicas e da multi-morbilidade e procuram concretizar as oportunidades que a tecnologia oferece para ultrapassar as abordagens convencionais de tratamento, prevenção e estilos de vida saudáveis, precisamos de inovadores e de formas eficientes de trazer ao mercado soluções pioneiras de cuidados de saúde.

A EIT Health aborda estas necessidades. Ligamos todos os intervenientes relevantes nos cuidados de saúde através das fronteiras europeias – garantindo incluir todos os lados do “triângulo do conhecimento”, para que a inovação possa acontecer na intersecção da investigação, educação e negócios em benefício dos cidadãos.

EIT Health: Juntos para uma vida saudável na Europa. Para mais informações visite: www.eithealth.eu.

SOBRE A WORKINHEALTH FOUNDATION

A WorkInHealth Foundation, lançada pela EIT Health, promove os cuidados de saúde como um setor em que o talento pode prosperar.

Os cuidados de saúde oferecem uma carreira significativa, pavimentada com renumeração competitiva, excelentes condições de trabalho e a possibilidade de estar na vanguarda da inovação de ponta. No entanto, os dados demonstram que as empresas de cuidados de saúde não são visíveis entre os empregadores mais atraentes aos olhos do talento.

A sustentabilidade do setor está dependente da capacidade de atrair, reter e requalificar talentos. O WorkInHealth combina com recrutadores e candidatos, a par do apoio à upskilling e à requalificação para aumentar o volume de talento nas áreas de maior procura.

Para mais informações sobre a WorkInHealth Foundation visite:

https://eithealth.eu/what-we-do/workinhealth-foundation/

PR/HN

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights