Especialistas sublinham a necessidade de vacinar os adultos

20 de Abril 2022

A GSK organizou um webinar sobre a vacinação nos adultos no passado mês de março. Os especialistas alertaram que as vacinas ajudam a população a envelhecer melhor e que vacinar adultos não é menos importante do que vacinar crianças.

Segundo Yan Sergerie (GSK Global Medical Affairs, Lead), Dominique Descamps (GSK Vaccines R&D Belgium, Vice President), Rodrigo Schrage Lins (Society of Infectious Diseases of the State of Rio de Janeiro, President) e Mark Doherty (GSK Global Medical Affairs, Senior Manager), a vacinação das crianças e a vacinação dos adultos são encaradas de maneira diferente pela população em geral. Por isso, todos defendem que é preciso investir na consciencialização.

A pandemia de Covid-19 tornou evidentes os benefícios da vacinação na população adulta e a importância do sistema imunitário, que fica mais frágil com o avançar da idade. Tal leva os especialistas a apoiar o desenvolvimento de vacinas dirigidas à população adulta. Algumas já estão disponíveis e as farmacêuticas estão a investir no desenvolvimento de outras.

A Covid-19 demonstrou também a importância de disponibilizar os dados clínicos de forma rápida e de mobilizar agilmente todos os players para conseguir colocar vacinas no mercado, destacou Dominique Descamps. A especialista considera que agora é preciso monitorizar as próximas ameaças, porque “precisamos de estar preparados”.

Rodrigo Schrage Lins frisou que as vacinas são “muito importantes” para a prevenção, são “muito seguras” e os efeitos adversos são “muito raros”. E os benefícios não se restringem a uma doença, pois as vacinas treinam o sistema imunitário para responder a diferentes patologias, referiu o especialista.

“A vacinação pode beneficiar todas as pessoas simplesmente porque todos estão em risco, em alguma altura da vida, de potencialmente contrair uma doença infeciosa”, afirmou Yan Sergerie. A pandemia tornou isso claro e confirmou que “devemos garantir que [a vacinação] é considerada uma prioridade na saúde pública”, acrescentou. Nesse sentido, o especialista alertou que, à semelhança das crianças, os adultos também precisam de planos de imunização consolidados. A vacinação em adultos “deveria ser igualmente importante”.

De acordo com a GSK, a falta de informação é uma das principais barreiras à vacinação, pelo que melhorias nesse campo poderiam ajudar a aumentar as taxas de imunização. Um estudo da GSK concluiu que a maioria das pessoas confia sobretudo na informação transmitida pelos profissionais de saúde: 83% dos inquiridos classificaram os profissionais de saúde como a fonte de informação mais importante na vacinação. Mark Doherty revelou também que os médicos disseram que gostariam de estar mais bem preparados para discutir esta questão com os doentes. O moderador, assim como Yan Sergeri, referiu também que os profissionais de saúde deveriam valorizar mais a vacinação nos adultos.

Com a esperança de contribuir para o aumento da cobertura vacinal e o alívio dos sistemas de saúde, a GSK está a trabalhar em três frentes: advocacy, providenciando informação médica; access, apostando nas infraestruturas e nos recursos humanos; e activation, porque quer que a discussão leve à ação.

A GSK está em colaborações para vacinas contra a Covid-19 e a gripe, e para combater a resistência antibiótica. As parcerias da empresa visam desenvolver vacinas e, por outro lado, acelerar o seu desenvolvimento. Dominique Descamps disse que esta colaboração é fundamental e tem de acontecer também entre outros agentes do sistema de saúde.

A especialista acredita que desenvolvimentos futuros poderão trazer-nos vacinas para quem foi infetado, vacinas personalizadas e vacinas para doenças crónicas.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights