Novas abordagens da Leucemia Mieloide Aguda versam células alteradas

21 de Abril 2022

A Leucemia Mieloide Aguda (LMA), cancro que contabiliza entre 200 a 250 novos casos por ano em Portugal, tem novos tratamentos que incidem sobre alterações genéticas nas células, revelou à Lusa a especialista Isabel Barbosa.

As novas terapias, designadas de “terapêutica dirigida ou terapêutica alvo”, segundo a também presidente da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), revelaram ser “menos agressivas para os doentes”.

“O que é novo aqui é a ação dos tratamentos, o alvo, não a via de administração”, explicou a médica, precisando não serem tratamentos “dirigidos a todos os doentes, mas apenas aos que apresentam aquelas alterações genéticas”.

Em declarações no âmbito do Dia Mundial da Leucemia Mieloide Aguda, que se assinala na quinta-feira, a médica falou de uma “consciencialização” para os novos doentes “que é preciso fazer” e que é o foco da iniciativa “Momentos com aLMA”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Hematologia, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas e a Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma.

A LMA, descreveu a também presidente da APLL, “é uma doença rara que representa 1% de todos os cancros” sendo que em Portugal surgem “anualmente entre 200 e 250 novos casos”, revelando-se “mais comum entre os homens” e manifesta-se “em adultos com mais de 45 anos”.

Sobre os novos tratamentos, a especialista precisou que a quimioterapia “continua a ser uma opção, mas têm-se vindo a identificar alterações genéticas nas células, incidindo as novas terapias nessas alterações, nesses marcadores”, a chamada “terapêutica dirigida ou terapêutica alvo”.

Dadas as características do tratamento “há menos efeitos adversos para os doentes”, aplicando-se, também, “quando as pessoas não respondem aos tratamentos convencionais, como a quimioterapia e o transplante de medula”, revelou.

Assinalando que os novos medicamentos “representam novas esperanças para os doentes de entrarem em remissão, ou seja, de terem a doença controlada”, Isabel Barbosa enfatizou ser a “área da Hematologia onde têm surgido mais tratamentos inovadores e menos agressivos”.

“Continuará a ser sempre necessária a deslocação ao hospital e a monitorização, deixam é de haver as estadias tão prolongadas devido à quimioterapia”, disse.

A LMA é um cancro raro e agressivo do sangue e da medula óssea que interfere no desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis. O prognóstico de sobrevivência pode ser baixo, lê-se na informação enviada à Lusa, que acrescenta que um diagnóstico de LMA afeta significativamente todos os aspetos da vida de um doente, cuidador e família, durante o diagnóstico, tratamento e recuperação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights