Volodymyr Zelensky fala hoje ao parlamento português

21 de Abril 2022

O Presidente da Ucrânia fará hoje uma intervenção por videoconferência no parlamento português, numa sessão solene com altas entidades do Estado e representantes da comunidade ucraniana nas galerias, mas sem a presença dos seis deputados do PCP.

A sessão solene de boas-vindas a Volodymyr Zelensky está marcada para as 17:00 e o discurso terá tradução simultânea: quem estiver presente na Sala das Sessões ouvirá a voz do Presidente ucraniano, com o som da tradução em português por cima, sem recurso a auriculares.

Comparando com outras sessões solenes – como a do 25 de Abril – esta será mais sóbria, sem honras militares, e com menos convidados.

Além do Presidente da República, presidente do parlamento, primeiro-ministro, presidentes dos principais tribunais, antigos chefes de Estado, deputados, eurodeputados, estão também incluídos nos convites outras altas entidades do Estado, como a procuradora-geral da República, a provedora de Justiça, os chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos três ramos, bem como representantes da República para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira ou os presidentes dos Governos Regionais, entre outros.

Fonte governamental disse à Lusa que, além de António Costa, marcarão presença na sessão a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, em representação do ministro João Gomes Cravinho, que está com covid-19.

Para esta cerimónia em concreto, foram ainda dirigidos convites à embaixadora da Ucrânia e outros representantes da comunidade ucraniana em Portugal, como membros de associações e de escolas, bem como representantes de entidades religiosas da comunidade ucraniana em Portugal.

Dez minutos antes da hora marcada para o início da sessão, pelas 16:50, está prevista a chegada do primeiro-ministro, António Costa, que será recebido no exterior do parlamento pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

De acordo com o cerimonial previsto, ambos aguardam no exterior o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que tem chegada marcada para as 16:55.

Na sessão solene, apenas intervirão o Presidente da Ucrânia e o presidente da Assembleia da República, sem limite de tempo, sendo depois encerrada a sessão e executados os hinos nacionais dos dois países pela banda da Guarda Nacional Republicana, nos Passos Perdidos.

Hoje, o PCP anunciou que não irá participar na sessão solene na Assembleia da República, por considerar que Volodymyr Zelensky “personifica um poder xenófobo e belicista”.

A ideia de a Assembleia da República promover uma sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia partiu do PAN e foi aprovada por maioria, apenas com a oposição do PCP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights