Dr. Miguel Afonso, gastrenterelogista, diretor clinico da Gastroclinic

Diferenças entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico

04/22/2022

A obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial que atingiu proporções epidémicas em todo o mundo. É uma doença que deve ser abordada com o tratamento mais adequado para cada paciente aliado a um programa de reeducação alimentar através do qual o paciente deve aprender a gerir e a controlar o excesso de peso e obesidade para o resto da sua vida.

Sleeve Endoscópico vs Sleeve Gástrico

O Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico são dois tratamentos que combatem a obesidade de forma eficaz, cada um indicado para um tipo específico de paciente. Deve ser sempre o médico especialista a determinar qual o melhor tratamento para cada paciente após uma avaliação médica e realização de exames complementares.

A principal diferença entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico encontra-se na técnica. A primeira realizada por via oral (endoscopia) e a segunda por cirurgia bariátrica realizada principalmente por via laparoscópica.

Sleeve Endoscópico

O Sleeve Endoscópico é uma nova técnica revolucionária para perder peso com segurança e eficácia. Por meio de um dispositivo endoscópico específico, por via oral, que realiza diferentes suturas internas permanentes, o estômago é estreitado e encurtado, reduzindo a capacidade gástrica. A consequência é uma maior sensação de saciedade nas refeições e uma melhor distribuição da ingestão calórica diária.

O procedimento é realizado entre 40min. a 90min., sob sedação e em regime ambulatório, com recuperação rápida. É a opção ideal para todos aqueles pacientes que não são candidatos à cirurgia bariátrica, porque têm excesso de peso moderado, mas procuram uma solução eficaz para acabar com este problema.

Principais diferenças entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico

A principal diferença entre o Sleeve Endoscópico e o Sleeve Gástrico é a técnica utilizada para realizar o tratamento. O Sleeve Endoscópico é realizado através de endoscopia, por via oral, portanto o paciente não sofre nenhum corte ou cicatriz externa.

O Sleeve Gástrico é realizado por laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva por meio da qual são feitas pequenas incisões no estômago.

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights