Brasil regista 662.557 mortes desde o início da pandemia

23 de Abril 2022

O Brasil atingiu 662.557 óbitos devido à covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde do país.

De acordo com as autoridades, o país registou 30.338.697 infeções.

Nas últimas 24 horas identificou 8.068 casos da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

Também nas últimas 24 horas morreram 51 pessoas.

O Brasil é um dos três países do mundo mais afetados pela pandemia em números absolutos, além dos Estados Unidos e a Índia.

O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, assinou hoje uma portaria que estabelece o fim da emergência em saúde pública de importância nacional (Espin) que havia sido decretada no país em fevereiro 2020 devido à pandemia de covid-19.

O ministro brasileiro explicou que a portaria é um ato normativo simples e só vai vigorar a partir de 30 dias da sua publicação no Diário Oficial da União, o que poderá acontecer numa edição extra nesta sexta-feira.

Numa cerimónia pública, Queiroga reconheceu que o país não acabou com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, frisando que o vírus “vai continuar circulando”, mas defendeu que se tem “que aprender a conviver com ele”.

“Se houve necessidade de atendimento na atenção primária, nós temos condições de atender, se houver necessidade de leitos de terapia intensiva, nós temos leitos de terapia intensiva”, acrescentou.

Com a decisão, o Brasil deixa de seguir a classificação da doença como pandemia, atribuída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que manteve o estatuto na semana passada após reunião com o comité de emergência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights