Cabo Verde regista quatro novos casos e está há mais de dois meses sem mortes

26 de Abril 2022

Cabo Verde registou hoje mais quatro novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e está há mais de dois meses sem registo de óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico, nas últimas 24 horas foram analisadas 192 amostras e o país registou apenas quatro novos casos positivos, três deles na ilha da Boa Vista e o outro em Ribeira Grande de Santo Antão, dando uma taxa de positividade de 2,1%.

Com estes dados, o país passou a contabilizar 14 casos ativos, mais um em comparação com a semana anterior, 55.541 casos recuperados, três deles nas últimas 24 horas, de um total de 56.008 casos positivos acumulados desde o início da pandemia.

Do total de casos, o país registou 401 óbitos, sendo o último em 22 de fevereiro, estando por isso mais de dois meses sem registo de morte por causa da doença.

Cabo Verde atingiu um recorde diário de cerca de 1.400 novos infetados com o novo coronavírus num único dia em janeiro, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago, chegando então a registar mais de 7.000 casos ativos, mas a situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de janeiro.

O país voltou em 06 de março à situação de alerta, o menos grave de três níveis, prorrogado por mais três meses, mantendo um nível “mínimo” de restrições devido à pandemia de covid-19.

Continua a não ser obrigatória a utilização de máscara na via pública, mas mantém-se essa obrigatoriedade nos espaços fechados de atendimento público, exceto em discotecas.

Deixou também de ser exigida a apresentação de certificado de vacinação ou de teste negativo no acesso a restaurantes e bares, mas continua a ser necessária essa apresentação para aceder a discotecas e locais de diversão noturna, bem como nas viagens interilhas e internacionais.

Na terça-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, vai fazer uma comunicação ao país sobre o levantamento de restrições no quadro da atual situação epidemiológica do país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights