Carreiras gerais de hospitais açorianos começam a receber atualizações salariais até junho

26 de Abril 2022

Os trabalhadores das carreiras de regime geral com contrato individual de trabalho nos hospitais dos Açores vão começar a receber atualizações salariais, com retroativos a 2019, ainda este semestre, avançou esta terça-feira o Governo Regional.

“São perto de 190 trabalhadores, cerca de 217 mil euros. Os primeiros 25%, conforme estava acordado com os sindicatos, começarão a ser pagos até ao final do primeiro semestre de 2022”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, à margem de uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), em Angra do Heroísmo.

Em dezembro, o governante tinha-se comprometido a fazer um “levantamento das posições remuneratórias e de todas as tabelas que levam aos pagamentos”, para que ainda no primeiro semestre deste ano se iniciasse o pagamento das atualizações salariais.

Feitas as contas, estão em condições de subir de posição remuneratória, com efeitos retroativos a 2019, 187 trabalhadores.

O executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) acordou com o sindicato um pagamento faseado, estando previsto que os primeiros 25% do montante sejam pagos “até ao final do primeiro semestre” deste ano.

Até ao final de 2022, o Governo Regional deverá assegurar o pagamento de 50% do valor, 75% até ao primeiro semestre de 2023 e 100% até ao final de 2023.

“O Governo não está a fazer favor nenhum a estes profissionais. Está a pagar dívidas pelo contributo que deram, neste tempo de pandemia também, mas sobretudo por terem estado muitos anos à espera que olhassem para eles com a dignidade que merecem”, frisou Clélio Meneses.

Segundo o secretário regional da Saúde, estão já concluídos os processos negociais para a regularização das carreiras com enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos e carreiras de regime geral, que envolvem técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Ficam a faltar as carreiras não revistas e as carreiras médicas, cujo processo se deverá “iniciar ainda este ano”.

“Parte destes pagamentos serão posteriores ao fim desta legislatura, conforme já acordado com as respetivas carreiras profissionais. No entanto, o acordo e a regularização certamente que era um compromisso deste governo e um objetivo que iremos cumprir até ao final da legislatura”, salientou Clélio Meneses.

O dirigente do SINTAP/Açores Orivaldo Chaves manifestou-se satisfeito por “finalmente ser reconhecida a carreira aos trabalhadores com contrato individual de trabalho nos três hospitais” da região.

“Foram ao encontro das nossas pretensões e era mais do que justo, porque são trabalhadores como os outros”, apontou.

O sindicalista lembrou que este acordo já tinha sido assinado pela anterior titular da pasta (PS) e que os trabalhadores aguardavam pela atualização salarial desde 2019.

“Este acordo já estava assinado desde 2019. Com a pandemia e outras contingências, obviamente pessoas novas numa nova secretaria tiveram de fazer o levantamento, só agora se conseguiu isto, mas é com bastante satisfação que o SINTAP vê uma das suas reivindicações em relação aos hospitais da região satisfeita neste momento”, frisou.

Orivaldo Chaves disse ainda esperar que “até ao fim do dia de hoje” haja “luz verde” para regularizar também as carreiras não revistas, que incluem, entre outros, educadores de infância, capelães e informáticos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights