Relatora Especial da ONU para a lepra vai realizar visita oficial a Angola

26 de Abril 2022

A Relatora Especial da ONU para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Lepra e seus Familiares, Alice Cruz, inicia quinta-feira uma visita oficial de duas semanas a Angola.

“Estou ansiosa por explorar os bons exemplos, desafios e oportunidades na eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela lepra, também conhecida como doença de Hansen, e seus familiares”, disse a relatora.

E adiantou: “A minha visita centrar-se-á principalmente nas questões da discriminação estrutural e interpessoal, políticas antidiscriminatórias, melhores estratégias para a redução do estigma e desenvolvimento inclusivo sobre a população específica de pessoas afetadas pela lepra e os seus familiares”.

Alice Cruz indicou que também tenciona “identificar progressos e lacunas na implementação dos Princípios e Orientações das Nações Unidas e fazer recomendações construtivas”.

A perita irá reunir-se com representantes governamentais, organizações da sociedade civil, peritos em saúde, direito e ciências sociais, bem como pessoas afetadas, os seus familiares e as suas organizações representativas.

Irá ainda visitar várias comunidades da doença de Hansen nas regiões de Luanda e Benguela, a fim de conhecer o seu trabalho e discutir as suas prioridades.

No final da sua visita, Alice Cruz realizará uma conferência de imprensa para partilhar as suas observações preliminares, a 10 de maio de 2022, último dia desta visita.

Dados do Programa Nacional de Controlo da Lepra em Angola, divulgados a 30 de janeiro, dia mundial da luta contra esta doença, apontam para mais 1.800 casos por ano.

A mesma fonte refere que Luanda é a cidade mais afetada por esta doença, com mais novos casos.

Alice Cruz, portuguesa, tornou-se em 2017 a primeira Relatora Especial para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas afetadas pela Lepra e seus Familiares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights