Relatora Especial da ONU para a lepra vai realizar visita oficial a Angola

26 de Abril 2022

A Relatora Especial da ONU para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Lepra e seus Familiares, Alice Cruz, inicia quinta-feira uma visita oficial de duas semanas a Angola.

“Estou ansiosa por explorar os bons exemplos, desafios e oportunidades na eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela lepra, também conhecida como doença de Hansen, e seus familiares”, disse a relatora.

E adiantou: “A minha visita centrar-se-á principalmente nas questões da discriminação estrutural e interpessoal, políticas antidiscriminatórias, melhores estratégias para a redução do estigma e desenvolvimento inclusivo sobre a população específica de pessoas afetadas pela lepra e os seus familiares”.

Alice Cruz indicou que também tenciona “identificar progressos e lacunas na implementação dos Princípios e Orientações das Nações Unidas e fazer recomendações construtivas”.

A perita irá reunir-se com representantes governamentais, organizações da sociedade civil, peritos em saúde, direito e ciências sociais, bem como pessoas afetadas, os seus familiares e as suas organizações representativas.

Irá ainda visitar várias comunidades da doença de Hansen nas regiões de Luanda e Benguela, a fim de conhecer o seu trabalho e discutir as suas prioridades.

No final da sua visita, Alice Cruz realizará uma conferência de imprensa para partilhar as suas observações preliminares, a 10 de maio de 2022, último dia desta visita.

Dados do Programa Nacional de Controlo da Lepra em Angola, divulgados a 30 de janeiro, dia mundial da luta contra esta doença, apontam para mais 1.800 casos por ano.

A mesma fonte refere que Luanda é a cidade mais afetada por esta doença, com mais novos casos.

Alice Cruz, portuguesa, tornou-se em 2017 a primeira Relatora Especial para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas afetadas pela Lepra e seus Familiares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This