APHP lança campanha de sensibilização sobre a Hipertensão Pulmonar

27 de Abril 2022

A Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar (APHP) vai promover uma campanha de sensibilização para esta patologia. A Hipertensão Pulmonar é uma doença rara e altamente incapacitante. Estima-se que em Portugal existam cerca de 300 doentes.

A campanha surge a propósito Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, e está dividida em duas vertentes: educativa e desportiva.

A vertente educativa dirige-se exclusivamente a a doentes, familiares e cuidadores e tem como objetivo “promover o acesso a informação relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com esta doença rara, incapacitante e de difícil diagnóstico”. As sessões vão decorrer no auditório do Hospital Garcia de Orta, no dia 14 de maio.

Por sua vez, a vertente desportiva, insere-se na campanha internacional #GetBreathlessForPH, dinamizada por todas as Associações de doentes na Europa. Em Portugal, esta iniciativa convida a população a sentir-se como um doente de HP se sente num dia normal: sem fôlego.  Através da promoção de atividade física, o evento que pretende aproximar os cidadãos comuns da realidade destes doentes, vai decorrer em Leiria, no dia 28 de maio, e as inscrições serão gratuitas.

“É nosso dever enquanto Associação que luta por melhorar a qualidade de vida destes doentes, combater essa realidade e alertar para a importância de diagnosticar precocemente a patologia. Isso passa pela promoção de campanhas de sensibilização como a que vamos implementar este ano”, refere Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.

Segundo os especialistas a HP é uma doença subdiagnosticada com forte impacto no tratamento precoce e atempado. Em Portugal, existem cera de 300 pessoas diagnosticadas com HP, sendo que os especialistas acreditam que este número seja superior ao registado.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights