Malária matou pelo menos 126 pessoas este ano em Moçambique

27 de Abril 2022

Pelo menos 126 pessoas morreram vítimas de malária no primeiro trimestre deste ano em Moçambique, anunciou terça-feira o primeiro-ministro, referindo que o caminho para a eliminação da doença ainda é “longo e difícil”.

“Tendo em conta esta situação, reconhecemos que o caminho até atingir a eliminação da malária, como plasmado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ainda é longo e difícil”, disse Adriano Maleiane, citado pela Televisão de Moçambique.

O governante falava durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Malária, assinalado na segunda-feira.

Segundo o primeiro-ministro, o número de mortes por malária tende a reduzir em Moçambique, tendo sido registados 193 óbitos no primeiro trimestre de 2020 e baixado para 142 no mesmo período de 2021.

O número de casos da doença também reduziu, tendo sido registados cerca de 10 milhões em 2021, contra mais de 11 milhões de casos em 2020, uma redução em 11%, avançou Adriano Maleiane.

“Se continuarmos a agir em conjunto poderemos atingir as metas previstas e ter a malária sob controlo no nosso país”, disse o primeiro-ministro, num apelo à adoção de medidas de prevenção da doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UC e OM vão formar mil jovens internos por ano

A Universidade de Coimbra (UC) e a Ordem dos Médicos (OM) assinaram uma parceria que vai garantir formação contínua anual a mais de mil jovens do internato médico nas regiões Centro e Norte.

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights