Tribunal critica Governo britânico por enviar idosos hospitalizados para lares

27 de Abril 2022

O Governo britânico não teve em conta o risco da Covid-19 para os idosos quando permitiu a pessoas hospitalizadas voltarem aos lares de terceira idade sem serem testadas, decidiu esta quarta-feira o Tribunal Superior de Londres.

Dois britânicos cujos pais morreram de Covid-19 levaram a tribunal o Governo britânico e as autoridades de saúde inglesas, acusando-os de terem, no início da pandemia, autorizado estes regressos que contribuíram para a propagação do vírus entre as populações mais vulneráveis.

Numa decisão anunciada hoje, dois juízes do Tribunal Superior [High Court] concluíram que as políticas assumidas pelo Executivo em março e no início de abril de 2020 foram “ilegais” porque não levaram em consideração os riscos de transmissão assintomática do vírus.

Os magistrados consideraram também que, apesar da “noção crescente” do risco de transmissão assintomática em março de 2020, “nenhuma evidência” mostra que o então ministro da Saúde Matt Hancock levou em conta o risco para residentes dos lares de idosos.

Mesmo assintomático, um paciente que receba alta do hospital neste momento deve, “na medida do possível, ser mantido afastado dos demais residentes por 14 dias”, afirmam os juízes.

Jason Coppel, advogado dos queixosos Cathy Gardner e Fay Harris, tinha apontado na audiência que mais de vinte mil idosos ou pessoas com incapacidades que viviam em residências partilhadas morreram de covid-19 em Inglaterra e País de Gales entre março e junho de 2020.

Na sua opinião, o “fracasso do governo” em proteger essa população “particularmente vulnerável” foi “um dos fracassos políticos mais flagrantes e contundentes da era moderna”.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, recordou hoje no Parlamento que na altura vivia-se um “momento incrivelmente difícil” e que “não sabíamos muito sobre a doença”.

Um porta-voz de Hancock afirmou que o Tribunal considerou que ele agiu de forma razoável, mas que as autoridades de saúde na Inglaterra “não disseram aos ministros o que sabiam sobre transmissão assintomática” e que o antigo ministro “disse muitas vezes que desejava que isso tivesse chegado ao seu conhecimento mais cedo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights