Fernando Chaves: “Não vale a pena criar pânico nos pais” sobre a hepatite aguda

04/29/2022
Ao contrário do que está a ser dito por alguns especialistas, o médico pediatra do Hospital Lusíadas Lisboa diz que ainda “não se pode falar em surto”. Para Fernando Chaves, “mais importante do que o número de casos” de crianças com hepatite aguda de etiologia desconhecida, “o que temos de ter em conta é a gravidade”. O especialista critica o alarmismo e o “pânico” que está a ser criado e frisa que “qualquer clínico que receba uma criança com quadro de disfunção hepática vai estar muito atento”.

HealthNews (HN)- Nos últimos dias temos ouvido alertas de casos de hepatite aguda de origem desconhecido em crianças em alguns países europeus. Devemos ficar preocupados?

Fernando Chaves (FC)- No norte da Europa tem havido uma maior incidência de hepatite aguda de etologia a esclarecer, mas não se pode falar em surto. Os especialistas levantaram recentemente a hipótese de que estes casos estejam ligados a uma estirpe do adenovírus – que é um vírus que temos normalmente a circular durante o inverno na comunidade.

Mais do que o número de casos, que não parece ser ainda muito elevado, o que temos de ter em conta é a gravidade e, aí, já parece ter algum impacto.

HN- Quais os sinais para os quais os pais devem atentos?

FC- Acho errado a forma como está a ser encarada esta questão nas notícias… Já tenho sido questionado por pais que estão preocupados. É importante frisar que a hepatite pode gerar febre, cansaço, falta de apetite… Portanto, os principais sinais são muito inespecíficos. Nos casos mais graves, as hepatites podem provocar alterações da coloração das fezes e da urina.

Não vale a pena estar a criar pânico nos pais e dizer que a hepatite da febre e cansaço, se não vamos ter os consultórios cheios. O importante é tentar descobrir o agente que provoca esta hepatite aguda (se é de origem infecioso ou tóxico).

HN- Qual o impacto que este tipo de hepatite aguda pode ter na saúde das crianças?

FC- Uma criança que precise de transplante hepático terá forte impacto no seu crescimento. No entanto, as hepatites mais comuns não provocam danos a médio e longo prazo na saúde da criança.

HN- Considera que a máscara, os confinamentos e as medidas anticovid podem explicar o aparecimento desta hepatite de etologia desconhecida?

FC- A Covid-19 não permitiu a circulação de outros vírus. Não é por acaso que nos últimos dois anos não tivemos muitos casos de gripe, como também não é por acaso que a partir de junho do ano passado surgiram, de uma forma completamente atípica, surtos respiratórios no verão. Durante muito tempo estivemos confinados, as máscaras permitiram a diminuição da transmissão de partículas dos vírus respiratórios… A partir do momento em que a Covid-19 começa a regredir, os outros vírus passam a ter espaço.

HN- Que cuidados devem ser tidos para prevenir o contágio?

FC- São os cuidados habituais – a higienização constante das mãos, manter o distanciamento e a etiqueta respiratória quando há sintomas.

HN- Em Portugal ainda não foi registado qualquer caso. Qual o protocolo que deve ser implementado caso surjam crianças com sintomas sugestivos de hepatite aguda?

FC- Os pediatras estão sempre atentos à saúde das crianças… Uma criança com dois ou três dias de febre e sem uma etologia é submetida a exames complementares. Não vale a pena estar a preocupar os pais porque qualquer clínico que receba uma criança com quadro de disfunção hepática vai estar muito atento.

De momento não é preciso estabelecer nenhum protoloco. Temos hospitais que já estão habituados a receber crianças com quadros de hepatite mais grave e que implementam o tratamento devido.

HN- Para evitar o aumento da pressão dos serviços hospitalares, os pais devem dirigir-se em primeiro lugar aos centros de saúde?

FC- Os serviços de urgência hospitalar são para situações permanente e não para consultas permanentes que é o que está a acontecer. Neste caso específico, os pais devem levar as crianças ao pediatra que os segue.

Por enquanto não há motivo para que esteja a ser criado pânico e alarmar os pais para sinais que são inespecíficos.

Entrevista de Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights