Hospital de São João no Porto testa ‘drone’ que visa “encurtar distâncias e salvar vidas”

29 de Abril 2022

O Hospital de São João, no Porto, realizou hoje, no âmbito da Zona Livre Tecnológica dedicada à emergência médica, o primeiro “voo” com um ‘drone’ que marca o início de um projeto que visa “encurtar distâncias para salvar vidas”.

“Hoje é um dia simbólico, é o início de uma nova história em que o transporte aéreo é colocado ao serviço da saúde para encurtar tempo e salvar vidas. É esse o grande desígnio”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Na sessão, que antecedeu à demonstração da Zona Livre Tecnológica (ZLT), a primeira em Portugal dedicada à emergência médica, Fernando Araújo salientou que o recurso aos veículos não tripulados se têm demonstrado “eficaz” noutros países, seja no transporte de sangue e órgãos, ou no transporte de medicamentos.

“Os resultados são positivos”, salientou, observando que o intuito é, futuramente, testar estes veículos “fora do hospital” e para os mais variados tipos de transporte.

“É um trabalho de investigação que vai durar os próximos meses ou anos e no qual queremos estar na linha da frente da inovação nesta dimensão que é o transporte aéreo no âmbito da saúde e emergência que pode fazer a diferença para salvar vidas”, destacou o responsável.

Fernando Araújo disse esperar que no próximo ano, os testes com ‘drones’ possam ser feitos de forma “rotineira”, lembrando, no entanto, que o ‘hub’ de mobilidade avançada do CHUSJ vai avançar ao ritmo da Europa e consequentemente da regulação.

“Vamos ajudar a desenvolver uma nova era”, salientou.

Também presente na demonstração, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, destacou as intenções do projeto, considerando que o mesmo pretende “fazer a diferença na vida das pessoas e salvar vidas”.

“Este é mais um voo para a afirmação deste ambiente tecnológico ao serviço da saúde no país”, disse, lembrando que apesar dos “desafios”, as prioridades do Governo se mantêm, nomeadamente, a “mitigação das desigualdades em saúde”, a “aproximação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) dos cidadãos” e a “aposta na transição digital”.

Já aos jornalistas, Lacerda Sales destacou que este projeto de mobilidade vertical vai “fazer diferença na vida das pessoas” e marcará tanto a região Norte, como o país.

Não tendo ainda um número exato de quantos ‘drones’ serão necessários para implementar estes projetos no país, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que se o projeto correr bem na região Norte, será implementado noutras regiões.

“Tudo o que corre bem numa parte do país deve ser replicável”, afirmou, salientando que futuramente a aquisição destes equipamentos por parte do ministério da Saúde será uma “matéria intergovernamental”.

O ‘drone’ testado hoje no parque de estacionamento do hospital continha um frasco com antídoto para picada de cobra, medicamento entregue em mãos por um médico a Lacerda Sales. A demonstração, que demorou perto de cinco minutos, foi concluída “com sucesso”.

A ZLT, que visa testar e experimentar novos conceitos de operação, tecnologias e produtos em contexto real, tem como parceiros o CHUSJ, o CEiiA, o Centro Clínico e Académico de Braga (2CA-Braga), o Instituto de Investigação em​ Ciências da Vida e Saúde (ICVS), a Fraunhofer AICOS, TMG, WiseHS e FioCruz (no Brasil).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights