29/04/2022 | Destaques, Nacional, Notícias

Prevenção da violência contra os profissionais de saúde discutida no Hospital de Braga

A importância da prevenção da violência contra os profissionais de saúde foi um dos temas abordados esta quinta-feira no Seminário “Riscos Psicossociais – da Realidade à Prevenção” do Hospital de Braga.

A sessão decorreu esta quinta-feira com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e de “promover a reflexão e discussão de questões fundamentais que envolvem a Segurança e Saúde dos profissionais e utentes”.

No seminário foi apresentado o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde pela ARS do Norte I.P. e do Programa “Saúde em Segurança” pela Polícia de Segurança Pública. O evento juntou cerca de uma centena de profissionais de saúde nos auditórios do Hospital.

Emanuel Gomes, Diretor da Unidade Local de Braga da Autoridade para as Condições de Trabalho, destacou a importância da prevenção da violência contra os Profissionais de Saúde, considerando mesmo “inaceitável qualquer tipo de assédio ou violência”.

À margem do evento, Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco do Hospital de Braga, evidenciou uma das mais recentes estratégias que visam fornecer o suporte adequado aos profissionais que vivenciem um evento adverso: o Programa de Apoio à Segunda Vítima.

“Este Programa assenta na perspetiva do cuidado da organização aos seus profissionais, da consciência do impacto que os eventos adversos podem ter na saúde mental dos seus colaboradores e na difusão de uma cultura organizacional de suporte”, explicou.

O papel e os esforços dos profissionais de saúde no combate à pandemia foram destacados pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This