APLL celebra 20 anos com evento na cidade do Porto

30 de Abril 2022

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) celebra este ano duas décadas de história. Com o objetivo de assinalar este marco, a Associação organizou um evento que irá refletir sobre estes 20 anos dedicados ao apoio de doentes, das suas famílias e cuidadores e o futuro da Instituição.

O momento irá contar, ainda, com um debate sobre o mieloma múltiplo e a leucemia mieloide aguda. Esta celebração está agendada para amanhã, dia 30 de abril, às 15h00, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), e é dirigida não só a doentes e familiares, mas também ao público em geral face à importância de sensibilizar a população para as doenças malignas do sangue, que são cada vez mais frequentes na população mais envelhecida. A entrada é gratuita.

O evento irá contar com a presença de Herlander Marques, oncologista e membro da direção da APLL, que será responsável pela sessão de boas-vindas e por assinalar o arranque desta comemoração. Já Ana Macedo, hematologista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, irá refletir sobre a forma como é “Viver com mieloma múltiplo”, enquanto Delfim Duarte, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), irá conduzir uma palestra sobre “Novos tratamentos Leucemia Mieloide Aguda”. Acrescente-se, ainda, que o evento irá contar com a atuação musical de Inês Homem de Melo, participante do Festival da Canção 2022, que irá, também, discutir o papel que a música desempenha no dia a dia, com base no seu conhecimento académico enquanto médica psiquiatra.

20 anos a apoiar doentes, familiares e cuidadores

Para continuar a apoiar doentes, familiares e cuidadores, combatendo o isolamento, promovendo a informação e incentivando a atividade física, a APLL lançou uma campanha solidária que apela ao contributo dos portugueses, através da consignação de 0,5% do IRS. A iniciativa, que teve como mote “Está na hora de dar o salto” e contou com o apoio da ginasta Filipa Martins, apela à consignação do IRS – através do preenchimento do Quadro 11 do Modelo 3, com o NIF da associação: 505234980. Refira-se, ainda, que é possível ajudar a Associação através da inscrição enquanto sócio ou de um donativo.

PR/HN

Outros artigos com interesse:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights