“Técnicos Auxiliares de Saúde” organizam 1º Encontro a Nível Nacional / Ilhas

1 de Maio 2022

Em comunicado, os “Técnicos Auxiliares de Saúde” informam que irão realizar o seu 1º Encontro a Nível Nacional / Ilhas. Distribuído por quatro painéis e várias mesas redondas, o evento […]

Em comunicado, os “Técnicos Auxiliares de Saúde” informam que irão realizar o seu 1º Encontro a Nível Nacional / Ilhas.

Distribuído por quatro painéis e várias mesas redondas, o evento terá lugar no grande auditório da Faculdade de ciências da Saúde da Covilhã, no próximo dia 20 de maio.

O primeiro painel pretende ser um “Contributo para o desenvolvimento profissional do técnico auxiliar de saúde”. Moderado pela jornalista Marina Caldas, contará como palestrantes com a Enf.a Cátia Ladeira – Enf. do CHUCB – Docente Assistente Convidada da ESALD Especialista e Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na ESSV e com Gonçalo Valezim – Técnico Auxiliar de Saúde no CHUCB Segundo Secretário da Assembleia Geral da APTAS.

Pelas 11 horas terá lugar o 2º Painel, subordinado ao tema “Burnout e gestão do stress /conflitos / resiliência”, que contará com o Enf. Ricardo Florentim – Licenciado em Enfermagem e especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e com a Dra. Celina Curto – Licenciada em Psicologia ;Técnica Superior de Saúde de Psicologia Clínica da ULS da Guarda, E.P.

As “Competências humanas dos TAS, numa sociedade cada vez mais envelhecida” será o tema do 3º painel, que contará com intervenções de Sandra Fonseca – Licenciatura em Psicologia Clínica – Formadora Externa do IEFP e Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e ainda com a Professora Cláudia Moura – Empreendedora Social – Professora Universitária e Especialista em novas competências para novas exigências no cuidar.

O último painel, dedicado ao tema “Carreira do técnico auxiliar de saúde: passado / presente / futuro” contará com intervenções de André Beja – Doutorado em Saúde Internacional, Sistemas de Saúde, Manuel Delgado – Prof. Auxiliar Universidade Nova Lisboa e Ex. Secretário de Estado da Saúde; Carlos Cortes – Presidente da secção regional do centro da ordem dos médicos – Médico da especialidade patologia clínica – Diretor no
Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE. e ainda com Ricardo Correia de Matos – Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.

O encontro terminará com uma mesa redonda dedicada ao “Futuro dos técnicos auxiliares de saúde”.

 

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights