Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a importância do controlo da asma nos jovens

3 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta que quase metade dos doentes asmáticos não tem a doença controlada. Mais de 700 mil portugueses sofrem de asma.

Os alertas dos especialistas fazem-se sentir numa altura em que se aproxima o Dia Mundial da Asma (3 de maio). Desta vez, foi a SPP que alertou para a importância do controlo da asma junto da população mais jovem.

Em comunicado, a SPP refere que “é com frequência que vemos jovens sintomáticos e limitados nas suas atividades por causa da asma”. Aos olhos dos especialistas “nunca é de mais reforçar a importância de controlar esta doença e que o controlo pode e deve ser atingido proporcionando aos jovens asmáticos uma vida sem restrições”.

“Não podemos aceitar sintomas respiratórios mesmo que sejam chamados de ‘habituais’. Mais do que não ter crises, não devemos aceitar as queixas persistentes ou recorrentes. Para atingir este controlo é fundamental a procura de ajuda adequada e uma correta adesão à terapêutica, sem receios e sem mitos”, destacam Lígia Fernandes e José Manuel Silva da SPP.

A mensagem da sociedade é clara: “”Não desvalorizes sintomas ligeiros. Controla a doença, aprende a vencer as tuas limitações”.

Em Portugal estima-se uma prevalência de 6,8% desta doença, o que equivale a cerca de 700 mil portugueses. Destes 8,4% são crianças e adolescentes.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights